Prefeitura de São Paulo
assina acordo para carregamento de ônibus elétricos com baterias.
O sistema BESS é composto por
um conjunto de baterias de grande porte integradas a carregadores
ultrarrápidos, instalados nas garagens dos ônibus. A adoção dessa nova
tecnologia possibilitará superar limitações na infraestrutura elétrica, reduzir
a dependência da concessionária Enel e cumprir o Programa de Metas, que prevê
ônibus de energia limpa em substituição ao diesel.
O BESS multiplica por até 6
vezes a capacidade de recarga atual das garagens. Com um único módulo BESS (4,5
MWh) é possível carregar ao menos 29 ônibus.
“Essa iniciativa reafirma o compromisso do prefeito Ricardo Nunes com a sustentabilidade, com um transporte público mais eficiente e com a melhora da qualidade de vida da população”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT), Celso Jorge Caldeira. O modelo já é usado com sucesso na China e foi anunciado como alternativa na capital pelo prefeito Ricardo Nunes após visita ao centro de pesquisa da Huawei em Xangai.
“Os novos equipamentos trazem um avanço tecnológico importante para a cidade, modernizando o processo de recarga dos ônibus, o que irá resultar em maior agilidade na renovação da frota sustentável. Isso vai permitir viagens mais confortáveis e, ao mesmo tempo, colaborar com um ar mais limpo para toda São Paulo”, afirma o presidente da SPTrans, Victor Hugo Borges.
“Essa iniciativa, não só
atende às demandas atuais por energia renovável, mas também estabelece novos
padrões de eficiência e sustentabilidade, revolucionando o mercado energético e
provando que soluções inovadoras são essenciais para o futuro”, disse o CEO da
Matrix Energia, Rubens Misorelli. “Há dois anos a Huawei e a Matrix firmaram
uma parceria para desenvolver, no Brasil, sistemas de grande capacidade de
armazenamento de energia (BESS). Essa tecnologia avançou bastante em outros
países, com projetos bem-sucedidos na eletrificação da mobilidade. Estamos
engajados para oferecer ao município de São Paulo nossas tecnologias, que
resultarão em um aumento expressivo do número de ônibus elétricos, sem a
necessidade de grandes intervenções na rede de energia. Temos convicção que a
Prefeitura de São Paulo será um grande exemplo mundial na eletrificação da
mobilidade pública”, afirmou o CEO da Huawei Digital Power, Simon Tsui.
Na prática, o BESS funciona
como um power bank, que armazena a eletricidade ao longo do dia para liberá-la
rapidamente no horário de recarga da frota de ônibus elétricos. A energia
armazenada é controlada por meio de uma plataforma digital, que permite que as
concessionárias façam a distribuição e o consumo de forma mais eficiente. Além
disso, as concessionárias de ônibus podem monitorar em tempo real o desempenho
e o uso energético em suas garagens. A solução ainda permite o carregamento dos
ônibus elétricos por um período adicional de até três horas, uma vez totalmente
carregadas as baterias, em casos de interrupções de fornecimento de energia
elétrica.
A cidade de São Paulo tem a
maior frota de ônibus elétricos do país, com 728 veículos, sendo 527 movidos a
bateria e 201 trólebus. Cada ônibus elétrico deixa de utilizar 35 mil litros de
diesel por ano e equivale ao plantio de 6400 árvores.
O Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo prevê substituir 2.200 ônibus movidos a diesel por veículos de matriz energética limpa até 2028, sendo que 226 ônibus elétricos já foram entregues de janeiro até agora.
A renovação da frota, parte do processo de descarbonização do transporte coletivo, visa melhorar a qualidade do ar e oferecer mais conforto aos passageiros, com Wi-Fi, conexão USB e ar-condicionado. (pv-magazine-brasil)
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