quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Índia instala 18 GW de energia solar no 1º semestre/2025

Índia instala 18 GW de energia solar no primeiro semestre de 2025, aponta Mercom.
A Índia adicionou 18 GW de capacidade solar no primeiro semestre de 2025, com mais de 11 GW instalados apenas no segundo trimestre, um aumento significativo impulsionado pelo crescimento de energia solar em larga escala e um novo esquema de subsídios para energia solar distribuída em telhados, segundo dados da Mercom e ET EnergyWorld. Esse acréscimo contribui para a meta de 500 GW de capacidade de energia não fóssil até 2030, que tem visto um crescimento recorde no país, e tem sido incentivado por medidas políticas e declínio nos preços dos painéis fotovoltaicos.

Detalhes das instalações solares:

18 GW: foram adicionados nos primeiros seis meses de 2025.

Mais de 11 GW: foram instalados apenas no segundo trimestre (abril a junho).

Crescimento de 66,9%: em relação ao trimestre anterior no 2º trimestre de 2025.

Fatores que impulsionam o crescimento:

Aumento da energia solar distribuída em telhados:

Um novo programa de subsídios para instalações em telhados tem impulsionado o setor.

Queda nos preços:

A redução nos custos dos módulos fotovoltaicos e da mão de obra tornou a energia solar mais acessível.

Medidas políticas:

O governo indiano tem implementado políticas que incentivam o uso de fontes renováveis.

Contexto e metas:

A Índia planeja atingir 500 GW de capacidade de energia não fóssil até 2030.

O setor de energia solar tem mostrado um crescimento recorde, contribuindo para o avanço das fontes renováveis no país.
O Bikaner Solar Farm, um projeto de 110 MW no Rajastão, Índia, foi desenvolvido em parceria entre a Amazon e a Brookfield Renewable Partners.

A Índia instalou 18 GW de projetos solares no primeiro semestre de 2025, um aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com o Q2 2025 India Solar Market Update da Mercom India Research. As adições em projetos de grande escala aumentaram 20% ano a ano, de 12,6 GW.

A Mercom atribuiu o aumento aos prazos regulatórios, com os desenvolvedores correndo para comissionar parcialmente os projetos antes de junho para garantir uma isenção total das taxas de transmissão interestadual. A crescente demanda das empresas de distribuição por energia renovável 24 horas por dia também apoiou o crescimento.

Dos 18 GW adicionados no primeiro semestre, 11,3 GW entraram em operação no segundo trimestre, um salto de 145% em relação aos 4,6 GW no 2º trimestre de 2024. Rajasthan, Gujarat e Maharashtra lideraram as adições no trimestre com participações de 33,7%, 27% e 17,4%, respectivamente.

“As instalações solares da Índia aumentaram no segundo trimestre, com mais de 11 GW adicionados, tornando-se um dos trimestres mais fortes até o momento”, disse Raj Prabhu, CEO do Mercom Capital Group. “Os desenvolvedores continuam enfrentando escassez de módulos compatíveis com DCR, gargalos de transmissão e subestação e atrasos nas assinaturas de PPA. Sem uma produção manufatureira doméstica mais forte e intervenções políticas equilibradas, as instalações permanecerão sob pressão e ficarão atrás do pipeline em expansão”.

Em 30/06/25, a capacidade solar acumulada da Índia era de 116,4 GW. Projetos de grande escala representaram quase 86% do total, enquanto os sistemas de telhado contribuíram com cerca de 14%. Rajasthan, Gujarat e Karnataka representaram 29%, 18% e 13% da capacidade instalada em grande escala.

O pipeline de projetos de grande escala da Índia atingiu quase 191 GW, com mais de 131 GW licitados e aguardando leilão em junho de 2025. (pv-magazine-brasil)

Nenhum comentário: