A
cooperação técnico-científica visa apoiar estudos da curva de carga do SIN
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) firmou um acordo com a EZVolt, empresa especializada em soluções para recarga de veículos elétricos, com o objetivo de obter dados verificados e anonimizados sobre os padrões de carregamento em eletropostos no Brasil. A iniciativa contribui para mensurar os impactos da mobilidade elétrica na curva de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN), atual e no horizonte do planejamento energético no período 2025-2029 (PLAN 2025-2029).
Pelo acordo, a EZVolt irá compartilhar dados agregados e anonimizados relacionados a hábitos de recarga, como horários de uso, frequência, tempo de carregamento e tipos de veículos. Essas informações apoiarão o ONS na projeção de carga a médio, curto e curtíssimo prazo, contribuindo no planejamento do setor energético do país, especialmente considerando o aumento da eletrificação da mobilidade urbana.
ONS
fechou acordo para mapear recarga em inúmeros eletropostos
EZVolt irá compartilhar dados agregados e anonimizados relacionados a hábitos de recarga, como horários de uso, frequência, tempo de carregamento e tipos de veículos.
Estação de recarga em um hotel de Copacabana, no Rio de Janeiro/RJ.
Por
meio dessa importante parceria, o ONS reitera seu compromisso com o
planejamento estratégico e a sustentabilidade do Setor Elétrico Brasileiro. A
utilização de dados reais sobre mobilidade elétrica permitirá ao Operador
antever tendências e propor soluções que assegurem a confiabilidade do SIN
frente às transformações no perfil de consumo de energia no país. (ons.org)
Nenhum comentário:
Postar um comentário