Equipamento feito com íon lítio possibilitará autonomia de 270 quilômetros com uma única carga.
A multinacional de origem japonesa Panasonic desenvolveu baterias mais potentes para usar em todos os tipos de aparelhos, de computadores até carros elétricos, anunciou ontem a fabricante de produtos eletrônicos. As novas baterias feitas de íon de lítio são entre 20% e 30% mais potentes que as atuais, segundo a empresa que tem sede em Osaka.
As baterias podem melhorar o desempenho dos veículos elétricos com uma única carga, passando de uma autonomia de 200 quilômetros para 270 quilômetros, informou a Panasonic. A empresa não informou, contudo, o tempo que o veículo precisa ficar conectado à tomada para a recarga da bateria.
As principais montadoras ao redor do mundo têm projetos de lançamento de veículos elétricos nos próximos anos, intensificando a competição entre as empresas do ramo para o desenvolvimento de baterias de íon de lítio mais eficientes.
Há uma grande expectativa no mercado para o aumento do uso das baterias nos veículos e não apenas em computadores e aparelhos eletrônicos.
A Panasonic já desenvolve um projeto desse tipo de bateria numa joint-venture com a montadora japonesa Toyota Motor para fornecer baterias a veículos híbridos, incluindo o Prius e outros modelos da marca. A empresa informou, contudo, que já negocia o fornecimento do produto para outras dez montadoras que pretendem lançar no mercado os chamados "carros verde", menos poluentes do que os modelos atuais, principalmente os que utilizam gasolina como combustível.
AQUECIMENTO GLOBAL
A Panasonic também acaba de adquirir o controle majoritário de sua rival japonesa Sanyo Eletric, outro grupo que trabalha no desenvolvimento da tecnologia das baterias de íons de lítio. A Sanyo já fornece o produto para a montadora alemã Volkswagen AG.
Devido ao debate que vem se intensificando em todo o planeta sobre o aquecimento global, a Panasonic tentará se beneficiar dos esforços dos governos (como os dos Estados Unidos e da Europa) para a redução de poluentes atmosféricos. O novo governo do primeiro ministro japonês Yukio Hatoyama se comprometeu em reduzir, até 2020, emissões de gases de efeito estufa em 25% em relação aos níveis de 1990.
A direção da Panasonic tem afirmado que desenvolveu uma tecnologia mais segura com suas novas baterias para prevenir o superaquecimento global, problema relativamente comum nas antigas baterias.
Um dos modelos da nova bateria começará a ser produzido em massa no ano fiscal que termina em março de 2012, enquanto outro tipo de bateria terá início de produção durante o ano fiscal que termina em março de 2013.
Também ontem, a Panasonic anunciou que desenvolveu um sistema de células de combustível mais potente e mais durável que o atual, uma contribuição para as energias futuras. A empresa espera combinar as células de combustível com as baterias de íon lítio para criar um sistema de armazenamento de energia. A nova tecnologia começará a ser testada no ano fiscal que termina em março de 2012.
A multinacional de origem japonesa Panasonic desenvolveu baterias mais potentes para usar em todos os tipos de aparelhos, de computadores até carros elétricos, anunciou ontem a fabricante de produtos eletrônicos. As novas baterias feitas de íon de lítio são entre 20% e 30% mais potentes que as atuais, segundo a empresa que tem sede em Osaka.
As baterias podem melhorar o desempenho dos veículos elétricos com uma única carga, passando de uma autonomia de 200 quilômetros para 270 quilômetros, informou a Panasonic. A empresa não informou, contudo, o tempo que o veículo precisa ficar conectado à tomada para a recarga da bateria.
As principais montadoras ao redor do mundo têm projetos de lançamento de veículos elétricos nos próximos anos, intensificando a competição entre as empresas do ramo para o desenvolvimento de baterias de íon de lítio mais eficientes.
Há uma grande expectativa no mercado para o aumento do uso das baterias nos veículos e não apenas em computadores e aparelhos eletrônicos.
A Panasonic já desenvolve um projeto desse tipo de bateria numa joint-venture com a montadora japonesa Toyota Motor para fornecer baterias a veículos híbridos, incluindo o Prius e outros modelos da marca. A empresa informou, contudo, que já negocia o fornecimento do produto para outras dez montadoras que pretendem lançar no mercado os chamados "carros verde", menos poluentes do que os modelos atuais, principalmente os que utilizam gasolina como combustível.
AQUECIMENTO GLOBAL
A Panasonic também acaba de adquirir o controle majoritário de sua rival japonesa Sanyo Eletric, outro grupo que trabalha no desenvolvimento da tecnologia das baterias de íons de lítio. A Sanyo já fornece o produto para a montadora alemã Volkswagen AG.
Devido ao debate que vem se intensificando em todo o planeta sobre o aquecimento global, a Panasonic tentará se beneficiar dos esforços dos governos (como os dos Estados Unidos e da Europa) para a redução de poluentes atmosféricos. O novo governo do primeiro ministro japonês Yukio Hatoyama se comprometeu em reduzir, até 2020, emissões de gases de efeito estufa em 25% em relação aos níveis de 1990.
A direção da Panasonic tem afirmado que desenvolveu uma tecnologia mais segura com suas novas baterias para prevenir o superaquecimento global, problema relativamente comum nas antigas baterias.
Um dos modelos da nova bateria começará a ser produzido em massa no ano fiscal que termina em março de 2012, enquanto outro tipo de bateria terá início de produção durante o ano fiscal que termina em março de 2013.
Também ontem, a Panasonic anunciou que desenvolveu um sistema de células de combustível mais potente e mais durável que o atual, uma contribuição para as energias futuras. A empresa espera combinar as células de combustível com as baterias de íon lítio para criar um sistema de armazenamento de energia. A nova tecnologia começará a ser testada no ano fiscal que termina em março de 2012.
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