sábado, 2 de janeiro de 2010

Principais Fontes de Hidrogênio - 2

Etanol
O etanol é hoje uma das principais fontes de energia no Brasil. É uma fonte de energia renovável, pouco poluente, e se aplicado em células a combustível, possibilita uma eficiência energética melhor que a utilizada hoje e com praticamente nenhuma emissão de poluentes.
O Brasil é o maior produtor mundial de: cana-de-açúcar, açúcar e etanol (álcool). Movimenta anualmente cerca de 12 bilhões de dólares e emprega diretamente aproximadamente um milhão de trabalhadores, e indiretamente cerca 3,5 milhões, com a maior parte das unidades produtoras e de mercado de trabalho localizadas nos Estados de São Paulo e do Paraná.
Em 2003, a produção de álcool chegou a 14,4 bilhões de litros em todo o país, com o Centro-Sul responsável por 12,9 bilhões de litros desse total. É um volume 16,72% acima dos 11,014 bilhões de litros produzidos na safra 02/03, devido às novas variedades de matéria-prima, às condições climáticas favoráveis e à melhoria da eficiência industrial das unidades produtoras.
O etanol é produzido a partir de amido de milho, da cana-de-açúcar, da beterraba e de outras matérias-primas, e tem sido usado por décadas como combustível para transporte em várias partes do mundo. Apresenta energia densa e líquida que pode ser estocada compactamente, contém 35% de oxigênio, e possui uma combustão limpa. Pode ser produzido no país, o que diminui a necessidade do óleo importado e dos derivados de petróleo, contribui para a segurança energética dos países e fornece suporte econômico e mercados alternativos para as safras da matéria-prima utilizada.
Quando o etanol substitui o petróleo, os benefícios ambientais incluem menores emissões de CO2. E ao contrário de outros combustíveis oxigenados, o etanol não é nocivo ao meio ambiente no caso de ocorrerem derramamentos ou vazamentos. Por possuir estes atributos, o etanol possui um futuro forte como combustível alternativo ou como combustível adicional para mecanismos de combustão interna. A demanda por etanol é crescente e a indústria do etanol responde com progressos, como uma tecnologia de produção mais eficiente e com uma capacidade de produção maior.
Quando o etanol é usado em uma célula a combustível, pode gerar além de energia, importantes contribuições ambientais, além de abrir novos mercados com a geração distribuída e com aplicações avançadas em sistemas de transporte. Por este motivo, a indústria do etanol está começando a ter um papel mais importante nos mercados futuros.
As células a combustível com etanol usado diretamente são conhecidas como DEFCs – Direct Ethanol Fuel Cells/Etanol Direto. No Brasil, assim como nos EUA, existem estudos procurando viabilizar a utilização do etanol nas CaCs, mas ainda estão em fase de desenvolvimento.
As principais características do Etanol estão abaixo:
» Líquido incolor e volátil, com odor e sabor característicos;
»Pureza expressa em graus Gay Lussac. O álcool vendido comercialmente para fins domésticos tinha 96ºGL.
»Capacidade de dissolver substâncias orgânicas.
»Composto orgânico saturado.
» Pode ser dissolvido com água em todas as proporções.
» Queima gerando uma chama com desprendimento de calor e nenhuma fuligem.
»Fórmula Molecular: CH2OH5
» Peso Molecular: 46
» Densidade API: 47,1
» Massa Específica: 789,1 kg/m³
»Temperatura de fusão (a 101,35 kPA): -117,22º C
»Temperatura de ebulição (a 101,35 kPA): 77,78º C
» Calor latente: 921096,00 J/kg
»Valores Caloríficos: 26990,90 J/kg (mais baixo) a 29,28 J/kg (mais alto)
»Razão ar-combustível: 9,0: 1
»Octanagem (Método motor ASTM): 99 »Índice de Cetano: 10

Nenhum comentário: