terça-feira, 24 de agosto de 2010

Amazônia terá miniusinas solar

Amazônia terá miniusinas solar para áreas isoladas.
A Eletrobrás Amazonas vai utilizar miniusinas fotovoltaicas para levar energia elétrica para 222 famílias de 12 comunidades isoladas na Amazônia. O sistema, que recebeu da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorização para usar o sistema pré-pago de energia, apresentado em 13 de agosto de 2.010, último dia do 5º Congresso Internacional de Bioenergia, que ocorre em Curitiba (PR).
Segundo a Eletrobrás, o sistema foi projetado para suportar dois dias sem captação de luz solar. Como é modular, a solução permite agregar um novo bloco gerador, casa haja aumento da demanda. O projeto, cuja licitação foi vencida pelo consórcio Guascor / Kyocera, está na fase de pesquisa de campo sobre as dificuldades logísticas, para então ocorrer a instalação das usinas nos seis municípios beneficiados – Autazes, Barcelos, Beruri, Eirunepé, Maués e Novo Airão.
O sistema pré-pagamento funciona com o consumidor comprando um número, impresso num tíquete, na mercearia ou mercado próximo a sua casa, que dá direito a 30 kW/h por R$ 7,00. Ele então digita o número no medidor de consumo residencial e passa a consumir aquela quantidade contratada.
“Quando faltar um determinado número de kW/h, que ainda será definido, para o fim da conta, o sistema alerta com sinais sonoros e uma luz piscando no medidor, possibilitando o consumidor adquirir mais créditos sem precisar interromper o fornecimento de energia”, explica Geraldo Vasconcelos Arruda Neto, um dos engenheiros da Eletrobrás Amazonas Energia que elaboraram o projeto. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: