sábado, 4 de setembro de 2010

Carro elétrico: por uma estratégia brasileira

O país precisa acelerar sua trajetória para fazer o carro elétrico uma realidade. É o que prega a publicação Estratégia de implantação do carro elétrico no Brasil, do Fórum Nacional Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE), entidade dirigida pelo economista João Paulo dos Reis Velloso. O documento reúne textos de uma série de especialistas que abordam temas como os veículos elétricos e as ações do Ministério da Ciência e Tecnologia; Veículo elétrico, políticas públicas e o BNDES: oportunidades e desafios; Mobilidade elétrica no Brasil, uma opção de futuro; e Carro elétrico: desafio e oportunidade para o Brasil.
“É chegado o momento de o Brasil acordar para o fato de que está atrasado na corrida para o Carro Elétrico, quando deveria estar na vanguarda – como fez em relação ao carro a etanol”, comenta João Paulo dos Reis Velloso, coordenador da publicação, citando dados do Ministério do Meio Ambiente que mostram que o caro e a motocicleta são os grandes responsáveis pela poluição nas cidades brasileiras.
Segundo estes dados, “a frota de carros e motocicletas emite 40 vezes mais CO (Monóxido de Carbono) do que a frota de ônibus urbano”. “Em 2009, as emissões de CO por parte de carros e motos corresponderam a 83% do total desse gás… Os ônibus responderam por 2%”. “E o número de usuários foi equivalente.” O coordenador da obra também destaca outra vantagem dos veículos elétricos: a eficiência energética. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: