sábado, 4 de setembro de 2010

Carro elétrico: os lançamentos continuam

Enquanto no Brasil o tema carro elétrico parece não atrair o interesse dos governantes (a quem cabe regularmentar a produção, uso e comercialização), no exterior o assunto está cada dia mais quente.
Entre as novidades do salão de Paris encontra-se o carro conceito Renault DeZir (http://www.youtube.com/watch?v=fCUmioAFNRY). O DeZir acelera de 0 a 100 km/h em apenas cinco segundos. Com potência de 147 cavalos, o modelo da Renault pode alcançar velocidade de 180 km/h. O carro é um cupê elétrico de dois lugares com tração traseira e abertura de portas para cima e em sentidos opostos.
O veículo deverá ser um referencial de estilo dos carros da Renault. Quanto à escolha do nome do carro, não se sabe ao certo, mas especula-se que DeZir seja a pronúncia em francês de desejável e o Z vem do ZE nomenclatura que a Renault adota quando se refere a veículos zero emissão.
O carro é construído sobre estrutura tubular e usa material moderno a fim de reduzir o peso. A bateria é resfriada através de entradas de ar na parte frontal e laterais do carro. Ela pode ser totalmente recarregada em 8 horas ou 80% da carga em 20 minutos. O tempo de recarga ainda é longo, mas seguramente novas baterias estão em desenvolvimento para otimizar o tempo de recarga e a autonomia. Foi assim com o celular, com os computadores e muitas outras tecnologias.
Bem que o governo brasileiro poderia fazer a sua parte para que o país entre para a rota dos carros elétricos. Aliás, um bom começo poderia ser no Salão Internacional do Automóvel que ocorrerá no mês de outubro em São Paulo.
Aliás, uma eventual sinalização de boa vontade do governo brasileiro poderia, também, antecipar a chegada dos modelos híbridos, a exemplo, do Toyota Prius, na versão 1.8 CVT e com garantia de três anos, é comercializado na Argentina por U$ 41.900,00. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: