sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Brasil e Chile em etanol de 2ª geração

Bioenergia: Brasil e Chile em etanol de 2ª geração
O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/MCT) fechou acordo de cooperação com o consórcio chileno Bioenercel para o desenvolvimento conjunto da tecnologia de etanol celulósico. O trabalho da entidade brasileira terá foco na pesquisa de conversão do bagaço e palha da cana-de-açúcar em biocombustível, enquanto a empresa do Chile centrará atividade na madeira. Segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia, este é o primeiro acordo de colaboração nesta área assinado por países da América do Sul.
O CTBE vai transferir ao grupo parceiro os conhecimentos adquiridos na implantação da sua Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP), que estará concluída em meados de 2011. O objetivo é contribuir para a otimização de processos e criação da indústria de etanol no Chile. Em 2011, os chilenos construirão sua primeira planta piloto para escalonamento de processos relacionados à produção de etanol de segunda geração. O trabalho conjunto com o CTBE serve para validar o parque de equipamentos das plantas de ambos os países.
O acordo assinado engloba, ainda, a elaboração de melhorias na Biorrefinaria Virtual de Cana-de-açúcar, em desenvolvimento no CTBE. Essa plataforma de simulação computacional de processos possibilita avaliar os impactos ambientais, econômicos e sociais de novas tecnologias na área de cana e etanol. Quando concluída, a Biorrefinaria Virtual deverá contribuir para que empresas, governos e instituições de pesquisa do Brasil e demais países envolvidos no Programa definam prioridades de estudo, avaliem o sucesso de projetos e planejem o investimento em novas tecnologias no setor. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: