terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CGEE divulga estudo

Energia nuclear: CGEE divulga estudo
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) divulgou em 23 de novembro de 2010, em São Paulo, durante o Encontro de Negócios de Energia Nuclear, a segunda parte do estudo Programa Nuclear Brasileiro que busca identificar as condições necessárias para implantar no país uma cadeia de suprimento qualificada para a produção de energia nuclear.
O objetivo é que o trabalho sirva de base para atender a expansão do PNB prevista para até 2030. Concluído este ano, o estudo contou com o apoio do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), da Eletronuclear, do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), da Nuclep e das Indústrias Nucleares do Brasil (INB).
A segunda fase do estudo, que começou no primeiro semestre deste ano, busca especificar e dimensionar a demanda de suprimentos, fundamentada na expansão prevista para o setor, além de estabelecer um diálogo entre oferta e demanda para identificar oportunidades de investimentos que fortaleçam a base industrial do país. Na primeira etapa, o estudo produziu o relatório “Estudo da Cadeira de Suprimento do Programa Nuclear Brasileiro: contextualização e perspectivas do setor de produção de energia nucler no Brasil”.
O estudo tem a geração de energia elétrica como um dos focos principais. Isto porque o Plano Nacional de Energia, preparado pelo governo, trabalho com uma participação da energia nuclear de até 5% da matriz energética em 2030. Nos planos do governo está a instalação de quatro a oito novas usinas nucleares.
No Encontro de Negócios de Energia Nuclear, o CGEE também vai levantar informações para preparar um banco de dados sobrea as empresas mais envolvidas com a energia nuclear no país. A entidade, no dia do evento, vai fazer um cadastramento local, que servirá de escopo para a criação do banco de dados. Segundo a CGEE, o objetivo do evento é instigar a retomada do setor de energia nuclear no Brasil por meio do debate e da articulação de empresários de diversas indústrias. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: