sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Biogás: software calcula variáveis do negócio

O Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio) colocou em seu site para download gratuito a “Ferramenta Computacional para Estimar Produção de Biogás, Geração de Eletricidade e Redução de Carbono para Fazendas de Pequeno e Médio Portes no Brasil”. Segundo o Cenbio, o software desenvolvido é voltado para fazendas de criação de gado (leiteiro, bovino de corte ou suíno), para captura e uso energético do biogás proveniente de dejetos animais.
A solução é resultado do projeto “Metodologia de estimativa de reduções de GEE provenientes da biodigestão de resíduos animais”, que tem como objetivos dimensionar sistema de tratamento de dejetos animais (bovinos e suínos) para pequenas e médias propriedades do Brasil; dimensionar sistema de geração de energia elétrica; estimar redução de carbono com a queima do metano de dejetos animais para geração de energia elétrica; e realizar cálculos financeiros da implementação de projetos.
O projeto conta com financiamento do Renewable Energy & Energy Efficiency Partnership (REEEP – Parceria por Energia Renovável & Eficiência Energética) e desenvolvimento pelo Cenbio, em parceria com a Winrock Foundation e a empresa UsinaAzul. Além do software, a entidade também colocou para download o seu manual. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: