domingo, 12 de dezembro de 2010

Economia de Energia: eletrodomésticos campeões

Energia Eco
Economia de Energia: veja os eletrodomésticos campeões 
O número de equipamentos com o Selo Procel de Eficiência Energética segue uma rota de crescimento. Segundo dados do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), 2010 registra um avanço de 24% na quantidade de modelos que receberam a certificação, chegando a marca de 3.778 modelos de 2006 empresas diferentes. A estimativa é que os modelos contemplados representaram uma venda de 34 milhões de equipamentos em 2009.
Em relação a 2005, o número de categorias contempladas com o selo registrou aumento de 50%, atingindo 31 categorias. Em 2010, a certificação trouxe novidades, com a inclusão de mais quatro categorias em relação à edição anterior: condicionador de ar do tipo split system cassete; reator eletrônico para lâmpada fluorescente tubular; televisor LED, modo de espera (stand-by); e módulo fotovoltaico.
A lista que recebeu o Selo Procel este ano inclui produtos como coletores solares, condicionadores de ar, lâmpadas, máquinas de lavar roupa, refrigeradores e freezers, ventiladores, televisores, reservatórios térmicos, reatores, motores elétricos e componentes fotovoltaicos.
Ainda de acordo com o Procel, a economia de energia obtida pelo Selo Procel chegou a 5,4 mil GWh, o que corresponde a 6% da energia gerada pela hidrelétrica de Itaipu. o Selo Procel de Economia de Energia visa identificar os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética, motivando assim o mercado consumidor a adquirir e utilizar produtos mais eficientes.
“Os produtos certificados são referência em eficiência energética e preservação do meio ambiente”, observa Ubirajara Rocha Meira, diretor de Tecnologia da Eletrobras, ressaltando ainda que o Procel tem cumprido sua missão de estimular o uso racional da energia, contribuindo para a redução do desperdício. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: