Novo modelo Prius PHV, que pode ser carregado em tomada comum, vai concorrer com o Volt a partir de 2012.
O Novo Prius plug-in pode ajudar a Toyota a segurar sua posição de líder internacional no segmento de veículos híbridos. Uma estreia bem-sucedida do Prius PHV, que chegará ao mercado em 2012, tem chances de enfraquecer a General Motors e seu Chevrolet Volt. A tecnologia plug-in permite que o carro seja carregado em tomadas comuns.
O Volt, introduzido há um ano, foi o primeiro veículo híbrido plug-in no mercado, mas as vendas estão aquém das expectativas e o modelo está sendo investigado por incêndios de bateria durante testes de colisão.
"A Toyota carrega a imagem de líder em híbridos. Os problemas recentes com as baterias do Volt dão aos consumidores uma razão a mais para optar pelo plug-in Prius, e não pelo Volt", disse Mitsushige Akino, da Ichiyoshi Investment. A Toyota, prestes a perder a coroa da maior fabricante automotiva do mundo para a GM neste ano, disse que o PHV começará a ser vendido em janeiro no Japão e em março nos Estados Unidos, onde será cerca de 20% mais barato que o Volt.
A GM acredita que o Volt é um tipo de carro diferente do Prius plug-in e atrairá compradores diferentes, disse o porta-voz da companhia, Rob Peterson. O Volt pode ir mais longe movido por eletricidade e oferece uma melhor eficiência em trajetos curtos, disse. O sistema de rodagem elétrica do Volt também propicia o tipo de corrida macia, silenciosa, condizente com muitos carros de luxo, acrescentou.
A indústria automobilística como um todo está fazendo uma corrida ao mercado plug-in. A Nissan pretende introduzir um híbrido plug-in até 2015 para complementar seu compacto elétrico sem gasolina Leaf. A fabricante vendeu cerca de 20 mil compactos Leaf desde que ele foi lançado no ano passado. A Honda informou que adotará a variação plug-in de motores híbridos no próximo ano.
Concorrência. A Mitsubishi, que fabrica o carro elétrico i-MiEV, introduzirá um plug-in no segundo semestre de 2012. A Audi espera introduzir um plug-in em 2014 e a Hyundai também tem planos neste mercado.
A Toyota pode estar com vantagem. "O plug-in da Toyota tem uma eficiência e um alcance muito melhores que o Volt, que é muito mais caro", disse Chris Richter, um analista baseado em Tóquio. A Toyota espera vender globalmente 60 mil PHV no primeiro ano do veículo, disse Shiori Hashimoto, uma porta-voz da empresa. A GM vendeu 6.142 Volts até novembro e não atingirá sua meta de 10 mil carros neste ano, disse Don Johnson, vice-presidente de vendas americanas. A GM espera elevar a produção a 60 mil unidades no próximo ano.
O Prius é o terceiro carro mais vendido da Toyota depois do Corolla e do Camry, e aquele cujas vendas crescem mais aceleradamente na medida em que a alta da gasolina impulsiona a demanda por carros mais econômicos no consumo. O PHV, que custará US$ 41.100 no Japão e US$ 32 mil nos Estados Unidos, distingue-se do Prius existente por oferecer ao motorista a escolha de rodar apenas com eletricidade.
O carro pode ser recarregado usando-se uma tomada comum e cobre 24 quilômetros com eletricidade apenas e 78 quilômetros por galão (3,8 litros) de gasolina. O Volt, por seu turno, pode rodar 64 quilômetros com eletricidade antes de o motor a gasolina entrar em operação. (intelog)
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