sexta-feira, 2 de março de 2012

Smart grid: foco de Brasil e Japão

Especialistas do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) debateram, na semana passada, formas de utilizar a tecnologia da informação para tornar a rede elétrica mais ágil e eficiente, o chamado Smart Grid, que envolve a instalação de sensores nas linhas de energia e o estabelecimento de um sistema de comunicação confiável em duas vias.
Esse sistema permite a conexão de fontes diferentes, permitindo evitar constantes interrupções de energia elétrica. O secretário-adjunto de Energia Elétrica do MME, Robésio Maciel Sena, destacou que no Brasil já existe um projeto-piloto do Smart Grid implantado no município de Parintins, no Amazonas. Chamado ‘Projeto Parintins’, a cidade amazonense recebeu sensores na distribuição da rede que intervirarão em caso de falhas na distribuição.
Segundo o especialista da Jica, Fujisawa, a implantação deste sistema no Brasil, irá reduzir em 80% a duração de interrupção de energia elétrica no país. Ele disse ainda que no Japão esta tecnologia já é utilizada com sucesso. Smart Grid 2012 abre inscrições do Evento que será realizado em Curitiba, pelo Lactec.
Evento
Estão abertas as inscrições para o Smart Grid 2012, evento que será realizado em Curitiba no dia 15 de fevereiro. O evento é uma iniciativa do Comitê Técnico Científico do Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento). As palestras serão apresentadas no auditório Caio Amaral Gruber, da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). As inscrições custam R$ 350,00 e podem ser feitas até 9 de fevereiro pelo site.
A tecnologia smart grid (redes inteligentes) atrai as atenções da comunidade técnico-científica por representar um desafio e um avanço importante na distribuição de energia elétrica em todo o mundo. No Brasil, as concessionárias do setor têm concentrado esforços em pesquisas e projetos-piloto na área. A tecnologia prioriza, entre outras coisas, a redução do consumo de energia elétrica, o que beneficiará diretamente os consumidores.
Representantes de instituições e empresas que são referência no desenvolvimento de projetos de tecnologia smart grid estarão presentes no Smart Grid 2012. Entre elas, Samuel Staehle (GE Energy) e Michael Edmonds (S&C Electric Company). Confira aqui a programação.
Mais informações sobre o Smart Grid 2012 pelo e-mail smartgrid@lactec.org.br ou pelo telefone (41) 3361-6156.
Inscrições
Conteúdos relacionados:
Este é o primeiro sistema-sobre-sistemas do mundo, padrão fundamental que foi criado a partir do zero para informar sobre a interconexão e a interoperabilidade no smart grid, segundo membro das comissões de Normas da IEEE P2030 Smart Grid e de...
Com carga horária de 216 horas, curso da Abdib oferecerá aos alunos informações sobre como funciona processo de automação, além de discutir novas premissas e conceitos a partir de estudo de casos...
Ementa de módulo, promovido pela Unicamp, abordará futuro de micro redes no Brasil e impactos para pequenos geradores. Inscrições terminaram em 31/01/12. (ambienteenergia)

PS da autora:
Smart grid: foco de Brasil e Japão
O assunto é tão longínquo, que até o Japão que adora ter todo o seu desenvolvimento de pesquisa como linha de ponta, participa deste tema com insistência, garra e vontade, querendo o Brasil como parceiro.
Porém, existem muitos brasileiros descrentes e desligados das rápidas, intrépidas e necessárias mudanças que a globalização mundial tanto busca, para uma melhor eficiência energética com segurança e competitividade.
Temos excelentes cabeças pensantes, nosso capital intelectual humano é de grande valia mundial, pena que aqueles que possuem o poder em suas mãos no Brasil pensam ao contrário, dando maiores valores aos intelectos estrangeiros, menosprezando muitas das nossas maiores e exímias cabeças pensantes.
Infelizmente isto é uma lástima.
Usando as palavras de Bóris Casoy, "Isto é uma vergonha" (http://amdro.blogspot.com)

Nenhum comentário: