quarta-feira, 28 de março de 2012

Energia que vem do esgoto

A energia renovável que vem do esgoto
Uma das vantagens da utilização de energias renováveis é que elas são sustentáveis. Sustentabilidade é a utilização dos recursos de uma maneira que possamos satisfazer as demandas atuais e as demandas das gerações futuras. Mas o que é mesmo, energia renovável?
Energia renovável é o tipo de energia proveniente de recursos naturais e que é naturalmente renovada, futuramente garantida e de baixo impacto ambiental.
Vejamos abaixo alguns exemplos de energias renováveis:
Energia geotérmica, proveniente do calor do Planeta Terra;
Energia hidráulica, proveniente das correntes das águas dos rios, por exemplo;
Energia das ondas, proveniente do impacto das ondas;
Energia azul, proveniente da água salobra;
Energia solar, proveniente do sol;
Energia maremotriz, proveniente das águas dos oceanos;
Energia da biomassa, proveniente da matéria orgânica.
A energia da biomassa
De acordo com o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, “biomassa” é “qualquer massa de matéria viva; matéria orgânica de origem vegetal utilizada como fonte de energia; conjunto dos organismos vivos presente num ecossistema”.
Biomassa é, portanto, a energia proveniente de materiais orgânicos de origem vegetal e animal. Dentre os tipos de energia consideradas biomassa temos os biocombustíveis como:
Biogás;
Biodiesel;
Bioálcool.
O biogás, a energia renovável proveniente do esgoto
O esgoto coletado por tubulações e por empresas desentupidoras também pode ser transformado em biogás. Foto: bioblogcuriosidades.blogspot.com
O esgoto coletado pelas galerias pelas empresas desentupidoras e, transportado até as estações de tratamento, pode ser transformado em biogás.
O biogás é um biocombustível produzido à base de uma mistura de gás metano com dióxido de carbono.
O processo de fabricação inclui a fermentação dos ingredientes citados por ação de bactérias em quatro condições controladas:
Temperatura;
Acidez;
Umidade;
Teor.
Onde o biogás pode ser utilizado?
Em cozinhas, como gás substituto do gás natural;
Aquecimento em atividades rurais, como por exemplo, em estufas;
Produção de energia elétrica.
Dessa forma, o esgoto pode contribuir com a sustentabilidade e com a preservação ambiental no mundo, na medida em que pode ser transformado em energia e, ao mesmo tempo, reduzir os níveis de poluição produzidos por outros tipos de gases mais nocivos. (desentupidora-sp)

Nenhum comentário: