Até 2017, carros terão de consumir 13,6%
menos
Em menos de dez anos, a frota circulante do
Brasil cresceu 60% e hoje está próxima de 35 milhões de veículos. Embora boa
parte seja movida a etanol, combustível menos agressivo ao meio ambiente, ainda
é muito poluente em relação aos padrões de países desenvolvidos. Reduzir essa
diferença, tornando os carros brasileiros mais econômicos e mais limpos é uma
das metas do novo regime automotivo, chamado de Inovar-Auto.
Lançado pelo governo brasileiro em outubro,
após mais de um ano de negociações, o Inovar-Auto estabelece que até 2017 os
carros novos terão de consumir 13,6% menos combustível em relação ao índice
atual. Significa que terão de percorrer, em média, 15,9 km por litro de
gasolina e 11 km por litro de álcool.
Empresas que conseguirem desenvolver produtos
ainda mais econômicos, com capacidade de rodar 17,2 km/l com gasolina e 11,9 km/l
com álcool terão benefício extra de redução de 2 pontos porcentuais do Imposto
sobre Produtos Industrializados (IPI). Se investir em novas tecnologias, por
exemplo na área de segurança, terá direito a mais 2 pontos de corte.
Um carro popular nacional (com motor 1.0) de
uma fabricante habilitada pelo regime automotivo recolherá 7% de IPI a partir
de janeiro, mas essa alíquota poderá cair a 3% se todas as etapas do programa
forem cumpridas. Essa redução resultará em importante fator de competitividade
do produto.
Em paralelo à redução de consumo, os carros
terão de diminuir as emissões de poluentes em igual proporção. A exigência do
regime é que, até 2017, cada automóvel emita, em média, 135 gramas de CO² por
km rodado, meta que aproxima os veículos brasileiros aos de países
desenvolvidos. A Europa estabelece 130 gramas de CO² por km rodado até 2015 e
95 gramas até 2020. Já os EUA, onde veículos de grande porte como picapes e
utilitários esportivos são maioria na frota, pretendem chegar a 154 gramas em
2016.
"Nosso objetivo é garantir carros
equiparáveis aos lá de fora e também exportáveis", diz Bruno Jorge Soares,
especialista da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Ele
lembra que, por ter grande participação de veículos compactos e movidos a
etanol, a frota brasileira já tem bons níveis de eficiência, "mas só isso
não é suficiente para competir no mundo".
Segundo o presidente da Associação Brasileira
de Engenharia Automotiva (AEA), Antonio Megale, é preciso levar em conta que a
Europa tem mix maior de carros a diesel, a eletricidade e híbridos. Além disso,
a gasolina local, assim como a usada nos EUA, é pura, sem a mistura de etanol,
o que muda a forma de medir consumo e emissões.
Megale vê o novo regime como
"ambicioso" e ressalta que "todas as montadoras terão de
aprimorar seus motores com novas tecnologias como injeção direta de combustível
e sistema de queima mais eficiente". Os carros terão de ser mais leves,
com melhor aerodinâmica, usar pneus de baixo atrito e sistemas como o Start/Stop,
que desliga o motor quando o condutor está parado no trânsito.
Carros mais eficientes são uma demanda cada
vez mais urgente no Brasil. As montadoras calculam que, até 2020, os
brasileiros deverão consumir entre 5 milhões e 6 milhões de veículos anualmente.
Neste ano as vendas já devem atingir volume recorde de 3,8 milhões de unidades,
5% maior que o de 2011.
Com o rejuvenescimento da frota nos últimos
anos, o veículos também são menos agressivos ao meio ambiente por incorporarem
novas tecnologias.
Evolução
Apesar do atraso em relação aos padrões
mundiais, os automóveis brasileiros já evoluíram muito nos últimos anos.
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
(Anfavea), seriam necessários 28 veículos atuais para gerar o mesmo nível de
emissões de um veículo produzido em meados dos anos 80.
Com tecnologia desenvolvida no Brasil, os
carros flex deram importante contribuição a esse processo. Lançado em 2003, o
sistema que permite ao consumidor abastecer o tanque com etanol ou gasolina
equipa mais de 80% dos veículos vendidos no País. Antes disso, em meados dos
anos 70, o País também foi pioneiro na produção de veículos com motor 100%
álcool.
O fato de o Brasil ter adotado a política do
carro flex, porém, acaba sendo um complicador para atingir metas globais de
consumo, pois são necessárias mudanças na calibração do motor, por exemplo.
"Só por ser flex, nosso carro já tem consumo maior em relação ao
europeu", exemplifica Alessandro Rubio, do Centro de Experimentação e Segurança
Viária.
Outro combustível alternativo que reforça a
matriz energética veicular brasileira é o biodiesel. Desde 2010, o diesel
distribuído nos postos de todo o território tem 5% de biodiesel, obtido de
óleos vegetais extraídos da soja, algodão, girassol e canola, entre outros.
Assim como o etanol da cana-de-açúcar, é um produto renovável.
A indústria automobilística brasileira
projeta investimentos de quase R$ 14 bilhões só para desenvolver tecnologias
para atender às novas normas do regime automotivo. Com isso, o programa total
de aportes previsto pelo setor para o período 2011 a 2015, que inclui novas
fábricas, pode chegar a R$ 60 bilhões.
Reinaldo Muratori, da Sociedade de
Engenheiros da Mobilidade (SAE), admite que, mesmo atendendo aos novos
requisitos, o carro brasileiro continuará atrasado em relação aos europeus, mas
ressalta que "se o País continuar nessa toada, vamos estar com eles em
alguns anos". (OESP)
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