sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Nível de reservatórios de hidrelétricas sobe

Nível de reservatórios de hidrelétricas sobe na semana, menos no NE
Os reservatórios das hidrelétricas brasileiras na maioria das regiões registraram aumento do nível em relação à quarta-feira passada diante do aumento das chuvas no período, mas ainda estão em níveis baixos e no Nordeste houve queda do armazenamento.
O Sudeste/Centro-Oeste teve aumento de 28,31 para 31,49% na semana, com uma recomposição de 6,62 pontos percentuais no reservatório de Furnas, um dos principais na bacia do Rio Grande, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A recuperação também ocorreu nos reservatórios do Norte, com o armazenamento passando de 39,99 para 42,98 %, e no Sul, de 45,33 para 49,05 %.
Na semana, a região Nordeste teve uma queda de 29,91 para 29,59 % de armazenamento dos reservatórios.
A geração hidráulica no Nordeste foi maior que o programado já que a geração térmica ficou inferior ao previsto, segundo o Informativo Preliminar Diário de Operação do ONS. Nessa região a geração eólica também foi inferior ao esperado, entre outros fatores, também por conta das condições desfavoráveis de vento.
A carga de energia elétrica na quarta-feira --que considera o consumo e as perdas relacionadas ao sistema-- somou 62.050 megawatt (MW) médios, ante uma carga que estava programada em 62.700 MW médios. A geração termelétrica somou 11.784 MW médios. (OESP)

Nenhum comentário: