Scania vai
produzir caminhões movidos a gás natural no Brasil.
A Scania
anunciou em 20/05/2019 o seu próximo ciclo de investimento no Brasil. O valor
será de R$ 1,4 bilhões e será iniciado a partir de 2021. Em 2020 ela encerra o
ciclo início em 2016 no valor de R$ 2,6 bilhões, valores gastos,
principalmente, na modernização da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e
lançamento da nova geração de caminhões da marca.
O novo
investimento será para continuidade da modernização da fábrica e o
desenvolvimento de veículos movidos a combustíveis alternativos.
“Estamos há
62 anos no Brasil sempre acreditando na visão de longo prazo e potencial do
País e esse aporte reforça nossa jornada em direção ao transporte sustentável”,
diz Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America.
O valor de
R$ 1,4 bilhão será direcionado para modernização da fábrica. “Nosso ritmo de
investimento tem sido de R$ 100 milhões/ano, mas agora, para atender as
necessidades das novas tendências ligadas ao mundo do transporte, precisamos
elevar esse patamar”, conta Podgorski.
Para o ‘aqui
e agora’, o executivo diz que o foco são os combustíveis alternativos,
especificamente veículos movidos a gás. “A produção de caminhões a gás em nossa
planta, planejada para 2020, exemplifica o que reconhecemos como um investimento
sustentável, ou seja, bom para os negócios e sociedade, e ao mesmo tempo de
menor impacto para o meio ambiente”, completa.
Caminhão a
gás em teste
Recentemente
a Scania e a Citrosuco divulgaram uma parceria para a os primeiros testes com
um caminhão que pode ser abastecido com gás natural veicular (GNV) ou biogás. O
modelo, um pesado de 410 cavalos de potência, é da nova geração de caminhões da
marca. O teste começou na primeira quinzena de dezembro, e o período de
análises levará um ano. A rota escolhida é Matão-Santos, em São Paulo, para
levar suco de laranja para a exportação destinada a mais de 100 países.
A tecnologia
do motor Scania, inédita na América Latina, também permite rodar com a mistura
de ambos os combustíveis. “O caminhão movido a GNV/Biogás é mais uma
exclusividade apresentada pela Scania no Brasil. Trata-se de uma alternativa ao
diesel viável, que pode ser implementada em curto prazo e possibilita uma
significante redução de custos com combustível”, afirma Roberto Barral, vice-presidente
das Operações Comerciais da Scania no Brasil.
Na Europa,
fabricantes de caminhões, transportadores e governos já entendem que o uso do
gás para caminhões rodoviário é a melhor alternativa ao diesel no momento e
mesmo para médio e longo prazo, ficando os elétricos para áreas urbanas. Lá, os
caminhões já são comercialmente uma realidade e oferecidos por diversos
fabricantes. (biodieselbr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário