O alcance dos carros elétricos cresceu rapidamente
em um curto período de tempo.
De acordo com o levantamento feito pelo Office of
Energy Efficiency & Renewable Energy, pela primeira vez, a autonomia média
de todos os veículos elétricos disponíveis para venda ou aluguel nos EUA em
2020 ficou acima dos 402 km por carga.
GM aumenta a aposta nos elétricos e promete 30 lançamentos até 2025.
O investimento em elétricos cresce para US$ 27 bilhões; Cadillac Lyric tem lançamento antecipado Para quem acompanha o noticiário recente, a Volkswagen parecia ser a única montadora tradicional apostando alto em carros elétricos. A GM provavelmente percebeu isso e decidiu se apresentar na Barclays Global Automotive Conference. A CEO Mary Barra anunciou no evento que a empresa iria investir mais de US$ 27 bilhões para lançar 30 novos carros elétricos globais até 2025. E há boas notícias para a Nikola também.
Isso é quase quatro vezes o resultado da autonomia média há nove anos em 2011, quando era de apenas 110 km por carga. Na verdade, em 2011, o alcance máximo entre todos os elétricos era 151 km por carga, no caso, um BMW ActiveE.
Alcance EV em 2020
O Chevrolet Bolt deve ter sido o elétrico com o
alcance mediano porque o site diz que são 416 km, que é a autonomia do modelo
certificado pela agência EPA. Para ser claro, a mediano não representa a faixa
média, e sim o valor médio, então deve haver muitos elétricos com uma autonomia
maior do que Bolt, quanto menor.
Os carros da Tesla estão liderando a lista quando
se trata de autonomia e possui todos os resultados de valores máximos,
incluindo o carro com a maior autonomia disponível, o Tesla Model S Long Range
Plus com um alcance de 647 km homologado pela EPA. No final da lista está o
MINI Cooper SE com um alcance EPA de apenas 177 km com uma carga.
Venda de carros elétricos bate recorde no Brasil.
O crescimento de venda dos veículos elétricos no Brasil tem sido exponencial. É bem verdade que ainda não é possível equipará-lo ao do mercado europeu, por exemplo, onde estão sendo criados pelos governantes vários projetos que incentivam a mobilidade elétrica, mas por aqui podemos ver bons números em relação aos anos anteriores. Leia mais: + BMW apresenta carro 100% elétrico com recarga relâmpago + Itaú anuncia serviço de compartilhamento de carros elétricos + 10 carros elétricos mais influentes da história recente Mesmo com dados registrados em outubro/2020 o País já superou a quantidade de veículos a bateria emplacados em 2019, registrando recorde com 15.
Ano modelo |
Autonomia média |
Autonomia máxima |
2011 |
109
km |
151
km |
2012 |
122
km |
426
km |
2013 |
132
km |
426
km |
2014 |
135
km |
426
km |
2015 |
145
km |
434
km |
2016 |
350
km |
507
km |
2017 |
312
km |
540
km |
2018 |
342
km |
540
km |
2019 |
384
km |
595
km |
2020 |
416
km |
647
km |
Em
2021, a Tesla não será mais o único fabricante a vender elétricos com mais de
482 km de autonomia. A Lucid Motors começará a vender seu sedã Air que promete
mais de 804 km de alcance e a Rivian apresentará a picape R1T e seu SUV R1S,
ambos capazes de entregar mais de 480 km de alcance. Portanto, é possível que o
intervalo médio suba ainda mais do que em 2020.
Esta
é uma ótima notícia para a indústria. Embora muitas pessoas possam realmente
não precisar que seu carro tenha mais de 482 km de alcance, para muitos, a
percepção é de que ele precisa, e isso se torna sua realidade. A adoção
convencional de veículos elétricos não será possível até que o elétrico médio
tenha, ao menos, tanta autonomia quanto o veículo médio à gasolina ou a diesel
tem hoje.
Comparativo: confira o preço dos 10 carros mais vendidos em novembro.
Segundo a Fenabrave, foram vendidos 214 265 carros novos em novembro de 2020 – contra 230 885 no mesmo período em 2019. São menos 16 620 veículos vendidos.
Obviamente, existem outros obstáculos, como custo e tempo de
carregamento, mas, como acontece com a autonomia, esses problemas sendo
mitigados a cada ano. Muitos especialistas acreditam que em 2024 os veículos
elétricos terão alcançado a paridade com os veículos a combustão em custo e
alcance.
Quando isso acontecer, a única peça que falta no quebra-cabeça
será a infraestrutura de carregamento público, e isso também continua a
melhorar. (pressfrom)
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