"Trata-se de uma venda mais técnica. Nosso time de desenvolvimento e engenharia analisam o combustível que será utilizado no veículo. Nesse caminhão tudo é diferente. Por exemplo, os intervalos de manutenção são mais curtos", diz Cavalcanti.
Venda ainda é restrita
Por ora, a Volvo recomenda a tecnologia B100 às empresas que produzem o
próprio biodiesel. Do mesmo modo, empresas que produzem o combustível de origem
vegetal.
"As usinas de etanol e biodiesel são originadoras de milho ou soja,
por exemplo. E quando o mercado está em baixa, podem migrar a produção. Ou
seja, por tempo podem produzir o biodiesel. Como as usinas de etanol que,
dependendo do mercado, produzem açúcar e, em outro momento, o etanol".
Por isso, do ponto de vista de mercado, Alcides Cavalcanti diz que o
caminhão FH B100 é uma oportunidade para essas empresas. Afinal, são frotistas
e com o B100 não têm custo para abastecer seus veículos.
Seja como for, a empresa tem expectativa de vender mais unidades do B100
ainda neste ano. Do mesmo modo, a empresas do agronegócio. Ou seja, que fazem o
próprio combustível.
O executivo ainda lembra que o caminhão B100 não se difere muito da
versão atual, capaz de rodar com B14. Todavia, lembra que alguns sistemas são
reforçados para o uso da maior proporção do biodiesel. Por essa razão, o Volvo
FH B100 custa R$ 20 mil a mais.
Conforme a tabela Fipe, o Volvo FH 540 6x4, modelo mais vendido do Brasil, custa R$ 1,13 milhão. Por ora, a tecnologia do B100 é oferecida apenas no FH. Mas a marca pode avaliar o uso da tecnologia em outros modelos, como FMX, por exemplo.
Gigante do agro, Amaggi, alcança frota com mais de 1.100 caminhões
O B100 utilizado pela Amaggi em sua frota é produzido em Lucas do Rio
Verde, MT em uma planta de mais de 26 mil m2 de área construída. A
unidade entrou em operação em 2023. Assim, a empresa já opera uma indústria
esmagadora de grãos de onde sai a matéria-prima para a fabricação do
biocombustível. Seja como for, a fábrica tem capacidade estimada de produzir
368 mil m3 de biodiesel por ano.
Dessa forma, além dos caminhões da Volvo, a empresa também comprou 100
caminhões Scania adaptados ao uso de B100. Ou seja, todos 500 R 6×4 Super. Os
modelos começam a chegar à frota da empresa a partir deste mês. (biodieselbr)
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