Em 2024, mais de um em cada
cinco carros vendidos no mundo será elétrico, diz da AIE.
Relatório da Agência
Internacional de Energia (IEA, em inglês) estima que mais de um em cada cinco
carros vendidos em todo o mundo este ano será eletrificado, com as vendas
atingindo cerca de 17 milhões até ao final do ano.
Relatório indica que este ano vendas de carros elétricos na China aumentem para cerca de 10 milhões.
Relatório Global anual da Agência Internacional de Energia indica que a expectativa é que esse ano mais de um em cada cinco carros vendidos em todo o mundo seja elétrico, prevendo-se que o aumento da procura durante a próxima década irá refazer a indústria automóvel global e reduzir significativamente o consumo de petróleo para o transporte rodoviário.
De acordo com o relatório, as
vendas globais de automóveis elétricos deverão permanecer robustas em 2024,
atingindo cerca de 17 milhões até ao final do ano. No primeiro trimestre, as
vendas cresceram cerca de 25% em comparação com o mesmo período de 2023, mas já
a partir de uma base maior. Ainda segundo o relatório, o número de elétricos
vendidos globalmente nos primeiros trimestre do ano é quase o mesmo de número todo
o ano de 2020.
Em 2024, a previsão é que as vendas de carros elétricos na China aumentem para cerca de 10 milhões, representando cerca de 45% de todas as vendas de automóveis no país. Nos EUA, estima-se que cerca de um em cada nove automóveis vendidos seja elétrico, enquanto na Europa, apesar das perspectivas geralmente fracas para as vendas de automóveis de passageiros e da eliminação progressiva dos subsídios em alguns países, os elétricos ainda deverão representar cerca de um em quatro carros vendidos.
O ‘Outlook’ da AIE conclui que, de acordo com as definições políticas atuais, todos os outros automóveis vendidos a nível mundial deverão ser elétricos até 2035. Mas caso os compromissos energéticos e climáticos anunciados pelos países forem cumpridos na íntegra e no prazo, dois em cada três automóveis vendidos serão elétricos até 2035. Neste cenário, a rápida adesão – desde automóveis a vans, caminhões e veículos de duas e três rodas – evita a necessidade de cerca de 12 milhões de barris de petróleo por dia.
Segundo o Diretor Executivo
da AIE, Fatih Birol, em lugar de reduzir os poucos, a revolução global dos
veículos elétricos parece estar se preparando para uma nova fase de
crescimento. Para ele, a onda de investimento na fabricação de baterias sugere
que a cadeia de fornecimento de veículos elétricos está avançando para cumprir
os ambiciosos planos de expansão dos fabricantes de automóveis. Como resultado,
espera-se que a percentagem de VE nas estradas continue a aumentar rapidamente.
Na China, mais de 60% dos carros elétricos vendidos em 2023 já eram mais baratos de comprar do que os equivalentes convencionais. Mas na Europa e nos EUA, os preços de compra dos movidos a combustão interna permaneceram, em média, mais baratos, embora se espere uma redução nos preços nos próximos anos. Mesmo quando os preços iniciais são elevados, os custos operacionais mais baixos dos VE significam que o investimento inicial é compensado ao longo do tempo.
Ainda de acordo com o relatório da AIE, garantir que a disponibilidade de carregamento público acompanhe as vendas de elétricos é crucial para o crescimento contínuo. O número de pontos de carregamento públicos instalados globalmente aumentou 40% em 2023 em relação a 2022, e o crescimento dos carregadores rápidos ultrapassou o dos mais lentos. No entanto, para atingir um nível de implantação de veículos eléctricos em linha com os compromissos assumidos pelos governos, as redes de carregamento precisam de crescer seis vezes até 2035. O planejamento também não deve ser esquecido para que uma maior procura de eletricidade para carregamento não sobrecarregue as redes.
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