Estudo da Recurrent analisou
15.000 carros elétricos e constatou que apenas 1,5% precisaram de troca.
A questão da durabilidade das
baterias de carros elétricos é um ponto crucial para quem pensa em comprar um
modelo usado. A bateria, componente caríssimo feito de lítio, pode representar
de 50% do valor do veículo. Na prática, se a bateria acaba, o carro também.
O estudo realizado pela
Recurrent, empresa especializada em baterias, analisou um grupo de 15.000
carros elétricos e constatou que apenas 1,5% precisaram de troca de bateria
(fora de recalls como o do Chevrolet Bolt).
Além disso, a degradação da bateria não é linear. Há uma queda inicial, mas depois a perda de capacidade se estabiliza por um longo período. A maioria das substituições ocorre dentro da garantia, que costuma ser de 8 anos ou 100.000 milhas (cerca de 160.000 km).
Baterias duração carros elétricos
É importante ressaltar que os
carros elétricos ainda são relativamente novos, então não há dados conclusivos
sobre a vida útil total das baterias. Porém, as evidências sugerem que elas
durem bem mais do que se imaginava inicialmente, já que raramente precisam ser
trocadas, mesmo após o fim da garantia.
15 a 20 anos de vida útil
As fabricantes de carros geralmente estimam vida útil de 15 a 20 anos para as baterias. Mas por que tanta preocupação com degradação? As baterias de íons de lítio, usadas na maioria dos carros elétricos, perdem capacidade gradualmente com o passar do tempo. É um fenômeno natural, similar ao que ocorre com baterias de celulares e notebooks.
Bateria BYD Blade
A boa notícia é que as
baterias de carros elétricos são bem mais complexas e duráveis que baterias
comuns. Elas são projetadas para durar muito além do período de garantia.
Examinar a vida útil exata de
uma bateria é complexo por vários motivos:
• As baterias são sistemas
intrincados. Não podemos vê-las diretamente e dependemos de dados fornecidos
pelo computador do carro para avaliar sua saúde e capacidade.
• A maior parte do conhecimento científico sobre baterias vem de estudos com células individuais, e não com os conjuntos usados em carros elétricos.
Nissan LEAF
No entanto, estudos feitos
com Nissan LEAF e Tesla Model S, modelos elétricos pioneiros em circulação há
uma década, apresentam resultados animadores: as baterias parecem ter bastante
vida útil.
• 2013 Tesla Model S (8,5%)
• 2014 Tesla Model S (7,3%)
• 2015 Tesla Model S (3,5%)
• 2011 Nissan LEAF (8,3%)
• 2012 Nissan LEAF (3,5%)
A maioria das baterias ainda
está em uso nos carros. Vale mencionar dois grandes recalls recentes causados
por problemas nas baterias do Chevrolet Bolt EV e do Hyundai Kona Electric.
Nesses casos, a garantia cobriu a substituição gratuita.
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Analisando a troca de
baterias por ano, vemos que carros mais antigos tendem a precisar de substituição
com mais frequência. O pico em 2017 para o Chevrolet Bolt deve-se ao recall
prioritário para modelos daquele ano. O texto destaca alguns casos específicos
de troca de bateria em modelos Nissan LEAF e Tesla Model S de diferentes anos.
Sobre os dados utilizados, a Recurrent esclarece que acompanha as trocas de bateria ao longo do tempo, considerando recalls, relatos de proprietários e variações bruscas na autonomia dos veículos, que podem indicar substituição. A limitação de dados de telemetria para algumas marcas e anos de modelo impede que o estudo seja totalmente representativo de todos os carros elétricos.
Bateria carros elétricos duração
Dados de bateria do mundo
real
O estudo apresenta ainda
gráficos que mostram como a autonomia dos carros elétricos muda com o tempo,
com base em observações de um grupo de 15.000 proprietários. Os gráficos
mostram a variação prevista da autonomia em relação à distância percorrida
(hodômetro), usada como indicador aproximado da idade do veículo.
Os gráficos incluem uma faixa sombreada que indica o desvio padrão dos dados. Isso significa que a maioria dos veículos terá estimativas de autonomia dentro dessa faixa.
Conclusão
Ainda que restrito a poucos
modelos, o estudo traz dados interessantes sobre a vida útil das baterias e
mostra que elas tendem a durar muito além da garantia. Além disso, vale
destacar que estamos falando de tecnologia de baterias da década passada e que
têm evoluído continuamente. Ou seja, as baterias dos carros elétricos atuais tendem
a ser ainda mais duráveis e confiáveis. (msn)
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