terça-feira, 16 de agosto de 2011

Energia eólica: tendência de alta

A expansão da matriz brasileira via geração eólica será um dos temas do 12º Encontro Internacional de Energia da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que acontece nos dias 15 e 16 de agosto, em São Paulo. Projeções de mercado indicam que a capacidade instalada brasileira oriunda desta fonte chegará a 5,3 GW já em 2013, fruto de investimentos estimados em mais de 25 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica).
No mês de junho, o país atingiu a marca de 1 GW instalados, capacidade proveniente de 51 parques instalados em nove estados. Ainda neste ano, mais 36 usinas devem entrar em operação no Brasil, segundo a associação.
Em 2010, o mundo investiu US$ 211 bilhões em energias renováveis e o Brasil, US$ 7 bilhões – quase metade do montante aplicado pela América Latina -, de acordo com relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O levantamento apontou uma queda da participação brasileira em relação ao ano anterior, em decorrência da, ainda fragmentada, consolidação do setor de biocombustíveis. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: