domingo, 14 de agosto de 2011

Energia solar: preparando terreno para licitação

A Eletrobrás Eletrosul promoveu em 22/06 uma reunião técnica com empresas que pretendem participar da futura concorrência para implantação do projeto Megawatt Solar, que tem previsão de gerar, em média, 1,2 GWh, por ano. Em 21/06 aconteceram visitas técnicas às instalações da estatal. A empresa que participar desta visita técnica receberá respectivo certificado, ficando dispensadas de realizar esta etapa após a divulgação do edital de concorrência.
O projeto Megawatt Solar envolve a implantação de um sistema fotovoltaico integrado ao edifício sede da Eletrosul, em Florianópolis (SC), utilizando a área do telhado e dos estacionamentos adjacentes. O projeto será conectado à rede da distribuidora de energia elétrica local. A usina solar terá a capacidade instalada de aproximadamente 1 MWp (megawatt pico).
O projeto Megawatt Solar é fruto de uma parceria entre a Eletrobras, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Ideal, o banco de fomento alemão KfW e a agência alemã de cooperação GIZ.
Com a instalação do projeto, segundo a empresa, será possível iniciar o desenvolvimento de um mercado novo para a energia elétrica. A energia produzida pelo Megawatt Solar será vendida a consumidores livres, consumidores especiais e comercializadoras de energia interessados em serem parceiros deste projeto.
Um bom incentivo para estimular este tipo de geração de energia no país é a criação de um Selo de Energia Solar, que poderá ser obtido pelas empresas que comprarem eletricidade de fonte solar. O Selo de Energia Solar está sendo desenvolvido pelo Instituto Ideal, com o apoio da GIZ, e sua obtenção deverá ser feita de forma associada à compra de energia, proveniente de usinas fotovoltaicas. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: