Carro elétrico leva Toyota ao topo do ranking de empresas verdes
A montadora japonesa Toyota foi eleita a marca global "mais verde" de 2011, segundo ranking da consultoria Interbrand, especializada em gestão de marcas. O primeiro relatório que analisa marcas segundo critérios de sustentabilidade elegeu a 3M e a Siemens na segunda e terceira posições, respectivamente.
O ranking considerou a percepção do público sobre as ações de sustentabilidade das marcas e informações prestadas pelas companhias. As empresas que alcançaram maior pontuação possuem estratégias ambientais percebidas pelos consumidores. No caso da Toyota, o pioneirismo no lançamento de um carro híbrido elétrico, o Prius (foto), fez com que a ela fosse percebida como mais preocupada com questões como o aquecimento global.
"À medida que mais empresas adotam programas de cidadania corporativa, as iniciativas verdes se tornam as de maior visibilidade", disse Jez Frampton, executivo da Interbrand. A listagem completa engloba 50 empresas.
O estudo também se baseou em análises das marcas feitas por consumidores nos Estados Unidos, Japão, China, Brasil, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália. Índia e Espanha. Os setores automobilístico e de eletroeletrônicos, embora tenham considerável impacto ambiental, são hábeis em comunicar aos consumidores seus avanços em estratégias de sustentabilidade. (OESP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário