terça-feira, 2 de agosto de 2011

Veículos elétricos: WEG aposta na ideia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará o desenvolvimento de motores elétricos pela WEG S/A. A fabricante receberá crédito de R$ 7,5 milhões do banco, por meio da linha Inovação Tecnológica. O valor representa 62,3% do investimento total, de R$ 12 milhões. Os motores seguirão duas rotas tecnológicas: a de tração elétrica híbrida e a de tração puramente elétrica. A expectativa do BNDES é que o projeto contribua para o desenvolvimento de uma indústria nacional de veículos elétricos.
Entre as tecnologias inovadoras, estão o desenvolvimento de um sistema de tração mais leve, compacto e eficiente em comparação aos já existentes e de um novo sistema de refrigeração que permita a redução de peso e aumento da confiabilidade. As atividades serão realizadas na sede da empresa em Jaraguá do Sul (SC), mas também poderão ser executadas por parceiros tecnológicos, como consultores, universidades ou institutos de pesquisa. A conclusão do projeto está prevista para dezembro de 2013.
Atualmente, estima-se que apenas 15% da energia potencial de um combustível em um automóvel seja efetivamente utilizada para movimentá-lo. Já os veículos elétricos apresentam rendimento mínimo do motor de 40%. O financiamento à inovação é contemplado com condições financeiras especiais do Programa BNDES de Sustentação do Investimento (BNDES PSI), de 4% ao ano. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: