sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Renováveis: experiências Brasil/China

O Centro China – Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia realizará nos dias 27 e 28 de julho, na Coppe (Rio de Janeiro), seminário para discutir oportunidades de cooperação entre os dois países na área de mudanças climáticas. O evento também debaterá a posição do Brasil e da China na Rio + 20, Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, que será realizada, em junho de 2012, no Rio de Janeiro, além de apresentar projetos e pesquisas na área de energias renováveis desenvolvidos nos dois países.
Participam do evento o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa; o diretor adjunto do Ministério de Ciência e Tecnologia da China, Sun Chengyong; o Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre; o Presidente da Empresa de Planejamento Energético, Maurício Tolmasquim; o presidente da Petrobras Biocombustíveis, Miguel Rosseto, e a professora da Coppe e secretária de Economia Verde do Estado do Rio, Suzana Kahn.
O centro
O Centro China – Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia é fruto de uma parceria entre a Coppe e a Universidade de Tsinghua, principal universidade chinesa na área de engenharia. Sua missão é formular sugestões de estratégias e ações para subsidiar decisões dos governos brasileiro e chinês na área de energia e meio ambiente.
Criado em janeiro de 2009, com apoio da Finep, o Centro é sediado na Universidade de Tsinghua, em Pequim, onde as duas instituições mantêm um escritório para coordenar suas atividades e estabelecer contatos com empresas brasileiras e chinesas interessadas em novas tecnologias desenvolvidas.
Os projetos relacionam-se aos biocombustíveis, a captura e armazenamento de carbono e a tecnologias em águas profundas, áreas de interesse estratégico para a China e o Brasil, já que os dois países precisam manter seu desenvolvimento econômico e social sem acelerar o aquecimento global. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: