domingo, 30 de outubro de 2011

Mais prazo para Megawatt Solar

Energia Renovável: mais prazo para Megawatt Solar
A Eletrosul prorrogou para o dia 31 deste mês o prazo para entrega das propostas do edital de concorrência internacional para instalação da primeira usina solar da empresa. O prazo inicial era o dia 10 de outubro, mas diante da complexidade da execução do projeto, a estatal decidiu dar mais tempo aos possíveis concorrentes, atendendo pedido das próprias empresas.
“Inúmeras empresas interessadas na concorrência solicitaram a postergação para buscar soluções otimizadas e de menor custo”, afirmou o coordenador do Projeto Megawatt Solar na Eletrosul, Rafael Takasaki. Segundo ele, por se tratar da primeira licitação no país para fornecimento de uma usina de 1 MW, a Eletrosul abriu essa concessão.
As propostas serão recebidas até as 11 horas do dia 31 de outubro. A abertura dos envelopes está marcada para as 15 horas do mesmo dia. O edital completo está disponível no endereço: http://www.eletrosul.gov.br . As demais condições do edital permanecem inalteradas.
O projeto - O projeto conceitual do Megawatt Solar prevê a instalação dos módulos fotovoltaicos (painéis que captam os raios solares e transformam em energia elétrica) nas coberturas do edifício-sede e dos estacionamentos da Eletrosul, em Florianópolis (SC), totalizando uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados. A usina será conectada à rede elétrica local e a energia produzida deverá ser vendida a consumidores livres.
As empresas que participarem da concorrência terão que apresentar informações detalhadas sobre o projeto que desenvolverão como a quantidade de módulos, sua potência, modelo dos inversores (equipamentos que convertem a energia gerada em corrente contínua para corrente alternada), os arranjos previstos, entre outros aspectos. Além da planta comercial, o edital do Megawatt Solar prevê a instalação de uma planta experimental de 8 kW de potência, contemplando quatro sistemas fotovoltaicos: dois deles, usando módulos de silício cristalino e outros dois que usarão a tecnologia de filme fino de silício amorfo ou microcristalino. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: