Prefeitura de São Paulo
entrega 20 táxis híbridos, parte de uma frota que terá 116 automóveis
Os 20 novos táxis híbridos
fazem parte do primeiro lote de uma frota inédita no Brasil, que terá 116
automóveis. A tecnologia dos veículos reduz o consumo de combustível e diminuiu
em até 40% a emissão de poluentes.
Na
manhã de 11/12/12, o prefeito de São Paulo entregou à Cidade 20 novos táxis
híbridos. Eles fazem parte do primeiro lote de uma frota inédita no Brasil, que
terá 116 automóveis. A tecnologia dos veículos, que combinam dois motores, um
elétrico e outro a combustão, reduz o consumo de combustível e diminuiu em até
40% a emissão de poluentes.
“É
mais uma ação da Prefeitura de São Paulo, realizada através da Secretaria de
Transportes, para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes. O
objetivo é, ao longo dos anos, aumentar ainda mais a frota de carros híbridos”,
disse o prefeito.
Os
táxis híbridos foram incorporados em frotas de 10 empresas de táxis associadas
à Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo – Adetax. Cada
veículo, modelo Toyota Prius, custou R$ 120 mil, mas a economia em combustível
acaba compensando o valor do automóvel, pois o motor elétrico trabalha sozinho
até o veículo atingir a velocidade de 50 km/h. A partir dessa velocidade, o
próprio carro entende que é necessária mais força para movimentá-lo e, então, o
motor à combustão é acionado automaticamente.
“Numa
cidade como São Paulo, onde o trânsito é intenso e as velocidades das vias são
baixas, acabamos utilizando pouquíssima gasolina com esse carro. A economia no
bolso aumenta e o lucro no final do mês, consequentemente, também vai crescer.
Além disso, o meio ambiente agradece”, disse o taxista Francisco Martins.
Com
um tanque de combustível com capacidade para 45 litros, os veículos híbridos
chegam a fazer 25,5 quilômetros por litro, e têm autonomia de até 1.150
quilômetros, consumindo 50% menos combustível, dependendo do modo de condução,
se comparado a um veículo modelo 1.0. Além disso, a bateria do motor elétrico é
carregada conforme o veículo roda, e não na tomada, o que não requer
investimento em infraestrutura.
“Vários
países do mundo criaram políticas de incentivo para veículos equipados com
tecnologias que apresentem baixo consumo e redução nos índices de emissão de
poluentes. No Brasil, o programa de Táxi Hibrido da Prefeitura de São Paulo,
desponta certamente como a primeira política pública a incentivar a utilização
desses veículos”, disse Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente da Toyota
MERCOSUL.
Desenvolvimento
sustentável
Já o
secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente destacou que, desde 2005, a
cidade de São Paulo incluiu o desenvolvimento sustentável dentro do seu
planejamento. Segundo ele, o projeto Táxis Híbridos, soma-se a um conjunto de
programas que beneficiam o meio-ambiente. “Temos apoiado as obras do metrô,
trabalhamos na criação do Programa Ecofrota, na Inspeção Veicular Ambiental, na
criação de ciclovias e de ciclofaixas, além de trabalhar em uma campanha de
respeito ao pedestre”, citou. “Essas ações, somadas aos Táxis Híbridos,
contribuirão significativamente para reduzir a emissão de poluentes na
atmosfera”, completou.
Para
o secretário de Transportes a implantação dos táxis híbridos só comprova a
preocupação da atual gestão com a questão ambiental. “Chamamos as indústrias,
que disseram que, havendo uma posição da Prefeitura de aquisição de um grande
volume de táxis, anteciparíamos a entrega desses veículos no Brasil. E foi isso
que aconteceu”, destacou.
Os
táxis híbridos poderão ser identificados pelos passageiros pelo grafismo de cor
verde implantado nas laterais e traseiras dos veículos. O valor da tarifa é
idêntico ao cobrado pelos táxis comuns, com bandeirada inicial de R$ 4,50, mais
R$ 2,50 por quilômetro rodado.
Elétricos
e Ecofrota – São Paulo possui um projeto piloto de táxis elétricos inédito na
América Latina. Dois veículos já estão em operação na cidade desde o início de
junho. Outros oito veículos devem entrar em operação até o final do ano. Além
de utilizar energia limpa, o consumo dos táxis elétricos a cada 100 quilômetros
rodados é de apenas R$ 0,06 contra R$ 0,23 dos veículos movidos a álcool e de
R$ 0,25 dos movidos a gasolina.
Em
fevereiro de 2011 foi lançado o programa Ecofrota, que prevê a utilização
progressiva de combustíveis limpos na frota de ônibus da cidade, em consonância
com a Lei de Mudanças do Clima, que preconiza que todo o sistema de transporte
público do município deverá operar com combustível renovável até 2018.
Atualmente,
são 1.870 ônibus, de uma frota total com 15 mil veículos, com combustíveis mais
limpos – elétricos, etanol, B20, e diesel de cana-de-açúcar. De fevereiro de
2011 a outubro de 2012, houve uma redução de 9,5% na emissão de poluentes em
geral pelos ônibus e de 7% na de CO2 por conta do programa Ecofrota.
(EcoDebate)
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