Curitiba
testa ônibus híbrido articulado que produz 50% menos fumaça
Demonstração
iniciou em março/16, em linha que transporta 33 mil passageiros por dia.
Pioneira quando o assunto é transporte público
no Brasil, Curitiba – a 'criadora' do BRT - iniciou testes com
uma nova geração de ônibus híbrido articulado, que funciona com energia
elétrica e diesel. A demonstração será realizada em uma linha que transporta 33
mil pessoas por dia e com 41 quilômetros de extensão, durante seis meses.
Segundo a fabricante, o veículo alia alta capacidade de transporte a uma
operação silenciosa, baixa emissão de poluentes e conforto para os passageiros.
Ônibus híbrido articulado da Volvo faz testes em
Curitiba
O híbrido articulado tem capacidade para 154
passageiros e vai circular na linha Interbairros II. O objetivo do teste é
verificar a viabilidade de uso da tecnologia em uma linha com grande extensão e
muitos passageiros. “Curitiba continua na vanguarda no transporte coletivo. O
Hibriplus é mais um passo importante nos avanços que a população merece e
precisa. É também, uma demonstração da determinação da cidade em investir na
eletromobilidade - solução que integra as novas diretrizes do Plano Diretor de
Curitiba em prol da mobilidade sustentável”, afirma o prefeito de Curitiba,
Gustavo Fruet.
Fabricado pela sueca Volvo Bus Latin America, o
ônibus que entrará em teste tem wi-fi e ar-condicionado, novidade no transporte
urbano de Curitiba. A demonstração faz parte de um acordo entre Curitiba e
Suécia para promoção de desenvolvimento sustentável na cidade. De acordo com a
empresa, o híbrido articulado possui tecnologia Euro 6, que emite até 39% menos
gás carbônico e 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à
saúde) que os similares Euro 5 movidos a diesel. Para garantir sua eficiência,
o modelo será comparado com um articulado a diesel que circulará nas mesmas
condições de operação.
Veículo gera energia na frenagem
O modelo é equipado com dois motores, um elétrico e
outro a diesel, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O
veículo opera em modo 100% elétrico durante as arrancadas e quando está parado
nos semáforos ou pontos de embarque e desembarque, momento em que não há
emissão de poluentes e ruído.
A bateria do motor elétrico é recarregada durante
as frenagens do veículo. Cada vez que se acionam os freios, a energia de
desaceleração é utilizada para carregar a bateria. Quando o veículo está
parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel
fica desligado.
Tecnologia previne acidentes
Integrada ao gerenciamento de frotas, o veículo
possui ainda uma funcionalidade que permite definir e limitar sua velocidade em
ruas e avenidas com alto fluxo de pedestres de forma remota. Mesmo que o
motorista acelere, o ônibus não ultrapassa a velocidade definida, aprimorando
assim a segurança para pedestres e passageiros, e diminuindo a possibilidade de
acidentes. (ig)
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