quarta-feira, 30 de março de 2016

Carros elétricos

Famosos ônibus de dois andares de Londres serão elétricos Carro Eco126
As primeiras edições elétricas dos ônibus double-deck, que têm um segundo andar para acomodar passageiros, começarão a circular pelas ruas de Londres, na Inglaterra. Os veículos foram projetados para que sejam silenciosos ao percorrerem 290 km com uma única carga. Quando voltarem para a garagem, ao fim do dia, os ônibus serão conectados a uma central de energia para que sejam recarregados.
Cinco unidades dos ônibus double-deck irão realizar o percurso entre Wilesden e Tussell Square no próximo mês. Esses veículos irão ajudar a reduzir o ritmo de emissão de poluentes ao custo de US$ 500.000 cada. Mais unidades chegarão à cidade nos próximos meses. "O motivo principal para esses ônibus é a qualidade do ar. Sabemos que ela não é boa como deveria ser me Londres. Os ônibus representam grande parte dos veículos nas ruas e cortar suas emissões de poluentes fará uma grande diferença na qualidade do ar da cidade", afirmou Leon Daniels, diretor de transportes de Londres, de acordo com o Gizmodo.
Engenheiros de Stanford deixam DeLorean elétrico e autônomo
Uma equipe de engenharia da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, fez grandes adaptações em um DeLorean. O carro é famoso por ser a máquina do tempo dos filmes “De Volta Para o Futuro”. O time foi capaz de deixar o automóvel completamente autônomo e elétrico. O carro transformado, que foi fabricado em 1981, foi apelidado de MARTY (nome do personagem de Michael J. Fox no filme).
MARTY foi programado para ser capaz de realizar derrapagens em ângulos bastante fechados. Ele será usado na universidade para estudar o comportamento de um carro autônomo em condições extremas. A ideia é que ao analisar seu comportamento, pesquisadores sejam capazes de desenvolver protocolos de segurança mais avançados para automóveis autônomos.
Veículo russo é capaz de “nadar” usando pneus
Um inventor russo desenvolveu um veículo, o Sherp ATV, que é capaz de se locomover no solo ou na água. Ele usa o movimento dos pneus, que têm 1,6 metro de diâmetro, para “remar”. Além disso, ele é capaz de superar obstáculos de até 70 centímetros. Outro benefício é que os pneus são capazes de se encher de ar sozinhos. Com 1.300 kg, o Sherp ATV é relativamente leve—isso se comparado a outros veículos.
Mas ele tem seus pontos negativos também. A sua velocidade máxima não é alta. No solo, ele é capaz de chegar a 45 km/h e na água, 6 km/h. Ele custará a partir de US$ 65.000. Assista a um vídeo do Sherp ATV aqui.
Conheça o supercarro elétrico com mil cavalos de potência
Sediada na Califórnia e alimentada por investimento chinês, a Faraday Future era um grande mistério. Até hoje. Usando a feira de tecnologia CES como palco, a empresa finalmente mostrou seu primeiro modelo de carro elétrico. Ele é o FFZERO1, um supercarro com mil cavalos de potência. O modelo usa quatro motores elétricos, um em cada uma das rodas do automóvel. Ele é capaz de ir de zero a cem quilômetros por hora em apenas três segundos. A velocidade máxima que o FFZERO1 pode atingir é de cerca de 320 quilômetros por hora.
Ele tem espaço para apenas o motorista. A empresa afirma que o interior do carro é com “materiais de alta performance recentemente desenvolvidos”. O carro, no entanto, não será colocado em produção de escala—ao menos por enquanto. A Faraday Future usará o conceito para desenvolver outros veículos que serão comercializados pela empresa. De certa forma ela ainda continua com um tom misterioso.
FORD vai lançar Focus e mais 12 carros elétricos até 2020
A Ford anunciou que irá lançar uma versão elétrica do Focus em 2016. O carro será o primeiro de uma série de 13 veículos elétricos com lançamento previsto para até 2020. O pacote é resultado do maior investimento já feito pela montadora americana nessa área—serão 4,5 bilhões de dólares gastos no desenvolvimento de automóveis elétricos.
O novo Focus elétrico começará a ser vendido no final do próximo ano nos mercados americano e europeu. Ele terá autonomia prevista de 160 quilômetros. Um sistema de carregamento veloz permitirá repor 80% da energia da bateria em apenas meia hora, de acordo com a Ford. Ele ainda terá um sistema inteligente de frenagem, que ajudará o sistema a repor energia na bateria enquanto o carro se movimenta.
SUV elétrico da Audi tem muitos cavalos de potência
A Audi está trabalhando no desenvolvimento de um SUV com motores elétricos, o e-tron quattro. O carro deverá competir com o Model X, da Tesla, que entra na mesma categoria. Somente no último ano, 34% dos carros vendidos nos Estados Unidos eram SUVs—o que mostra que a Audi trabalha em um nicho certo. O carro, que deve começar a ser vendido em 2018, tem autonomia de 500 quilômetros. A combinação de três motores—dois na traseira e um na frente—dão 429 cavalos de potência ao carro. Um modo turbo faz com que ele alcance 496 cavalos, mas por tempo limitado.
Tesla S aprende a fazer baliza com atualização de sistema
A Tesla anunciou a nova versão do software embarcado em carros da montadora. A versão 7.0 disponibilizada traz uma série de novidades interessantes para os motoristas. É um grande passo da empresa, que permitirá grandes avanços em direção a carros autônomos. Ainda vale lembrar que os automóveis da empresa usar energia elétrica para seus motores.
Com a atualização, os carros terão sistema automático de direção, mudança de pista, alerta de colisão e poderão fazer baliza sozinhos. Elon Musk, fundador e CEO da empresa, afirmou que com a versão 7.1, os carros serão capazes de estacionar na garagem sem auxílio do motorista.
A atualização funcionará para o modelo Tesla S
A Porche anunciou seu novo carro elétrico. O Mission E é um sedan com quatro lugares movido a energia elétrica. O foco é em grande autonomia, mas estamos falando da Porsche. A potência não foi deixada de lado por conta disso. O motor do carro tem 600 cavalos de potência, permitindo que o Mission E vá de 0 a 100 quilômetros por hora em menos de 3,5 segundos (a empresa não deu os números exatos).
Mas a empresa se esforçou em aspectos que deixam um carro elétrico atrativo. Sua bateria permite uma viagem de até 500 quilômetros. Outro grande acerto da Porsche foi o tempo de recarga para a bateria. A empresa afirma ser possível recarregar 80% da bateria em apenas 15 minutos – tempo menor do que o sistema Supercharger da Tesla. Vale dizer que ele é um carro conceito.
Tesla mostra carregador inteligente com aspecto assustador
Os próximos modelos dos carros da Tesla virão acompanhados de um carregador especial para a bateria. Mas isso pode ser muito mais estranho do que qualquer um esperava. A empresa mostrou o protótipo do robô e ele é um pouco assustador.
Um vídeo (que você pode assistir aqui) mostra o carregador em ação. Ele tem a aparência de uma serpente de metal. O carregador é inteligente e é capaz de buscar e se encaixar sozinho no orifício de energia dos carros da Tesla. Apesar do aspecto sinistro, o gadget deve facilitar o processo de carregamento da bateria dos carros, uma vez que o motorista precisaria somente estacional ao lado do carregador.
Trocar carros por elétricos diminuiria em 90% gases estufa
Trocar a frota de carros atuais por carros autônomos e elétricos resultaria em uma diminuição de 90% da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa. Além disso, o uso de combustíveis derivados de petróleo cairiam em quase 100% – outros veículos ainda usariam derivados.
Os números foram publicados por pesquisadores da Lawrence Berkeley National Lab, da Califórnia, na revista Nature Climate Change. Eles trabalharam na possibilidade pensando em um formato que vem sendo sugerido por empresas como Google e Uber.
Apesar de parecer um modelo distante, uma pesquisa realizada neste ano mostrou que 44% dos americanos consideraria comprar um carro autônomo nos próximos dez anos. (abril)

Nenhum comentário: