Os carros a diesel mais
moderno emitem menos poluição do que os carros a gasolina igualmente novos,
garante um novo estudo realizado por especialistas de seis países.
E, escrevem eles, como o
diesel hoje se tornou muito mais limpo do que antes, os reguladores ambientais devem
concentrar cada vez mais o foco de sua atenção nos carros mais poluentes a
gasolina e em outras fontes de poluição do ar.
A conclusão não vale para a
maioria dos veículos a diesel mais antigo, que ainda não contavam com os
avanços tecnológicos atuais e não se submetiam às novas legislações.
“O diesel tem uma má
reputação porque você pode ver a poluição, mas na verdade é a poluição
invisível que vem da dos carros a gasolina que é pior”. O próximo passo deve
ser focar na gasolina ou retirar de circulação os veículos a diesel mais antigo.
"Os veículos a diesel
modernos adotaram novos padrões e agora estão muito limpos, de forma que a
atenção precisa agora se voltar mais para a regulamentação dos motores a
gasolina veiculares e não veiculares. Esse é realmente o próximo alvo,"
disse o professor Patrick Hayes, da Universidade de Montreal, no Canadá, um dos
coordenadores do estudo.
Material particulado
A análise, feita por
pesquisadores do Canadá, EUA, França, Itália, Suíça e Noruega, foi realizada a
partir do chamado material particulado carbonoso emitido pelos canos de
escapamento dos carros.
Essas partículas de carbono
são compostas por carbono negro, aerossol orgânico primário e, especialmente,
aerossol orgânico secundário, que é conhecido por conter espécies perigosas de
oxigênio reativo e pode danificar o tecido pulmonar.
Nos últimos anos, os carros a
diesel novos na Europa e na América do Norte foram obrigados a vir equipados
com filtros de partículas dieseis, que reduzem significativamente a poluição que
eles emitem.
Nos laboratórios do Instituto
Paul Scherrer, na Suíça, a equipe verificou que "os carros a gasolina
emitiram em média 10 vezes mais material particulado carbonáceo a 22°C e 62
vezes mais a -7°C em comparação com os carros a diesel."
"O aumento das emissões
a temperaturas mais baixas está relacionado ao efeito mais pronunciado da
partida a frio," diz o relatório, quando um motor a gasolina é menos
eficiente porque ainda não esquentou e seu conversor catalítico ainda não está
operando.
Segundo
Hayes, "esses resultados desafiam o paradigma existente de que os carros a
diesel estão associados, em geral, com taxas de emissão de material particulado
muito maiores, refletindo a eficácia" dos complementos dos motores, como
os filtros de partículas diesel, na redução da poluição." (biodieselbr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário