A Cummins
mostrou nos Estados Unidos o protótipo de um caminhão pesado movido a energia
elétrica.
Caminhão
tem capacidade para 22 toneladas, mas a autonomia é de apenas 160 km.
A
Cummins, tradicional fornecedora de motores movidos a diesel apresentou nos
Estados Unidos o protótipo AEOS Classe 7. Trata-se de um cavalo mecânico (ou
elétrico?) movido por baterias de lítio de 145 Kwh. Capaz de transportar 22
toneladas de carga o caminhão rodou para demonstração apenas pelo pátio da
empresa. A Cummins diz que o projeto dá uma ideia de como será o setor de
transportes no futuro, movido por grandes carretas totalmente elétricas.
Caminhão
Este
futuro, no entanto, ainda está longe, segundo a própria Cummins. A marca prevê
que os caminhões pesados 100% elétricos serão maioria só dentro de 20 a 25
anos. O Cummins AEOS ainda tem limitações. A autonomia, por exemplo, é de
apenas 160 km. Mas a recarga das baterias dura apenas uma hora. O fabricante
diz que já trabalha no desenvolvimento de um carregador mais rápido, que leve
apenas 20 minutos para recarregar os acumuladores e também estuda a inclusão de
um gerador, movido a diesel obviamente, que se encarregaria de aumentar a
autonomia do veículo fazendo a reposição da energia com o caminhão em
movimento. Ainda não há prazo para o caminhão elétrico entrar em produção.
(uol)
Nenhum comentário:
Postar um comentário