Opções disponíveis no país
são poucas e caras, com preços acima de R$ 100 mil; confira o listão com todos
os modelos.
A crise no abastecimento de
combustíveis escancara a obsolescência da matriz energética do setor de
transporte brasileiro, altamente dependente do petróleo. Enquanto em outros
países do mundo, principalmente na Europa, já é comum ver automóveis híbridos e
elétricos circulando pelas ruas, por aqui esse tipo de veículo ainda é exceção.
O AutoPapo fez
um levantamento e comprovou: há apenas 9 modelos desse tipo à venda no Brasil.
Todos eles são importados e têm preços de seis dígitos, o que faz com que,
atualmente, apenas pessoas de alto poder aquisitivo possam comprar os chamados
carros verdes. Confira a lista:
1. Toyota Prius
O carro verde mais barato à
venda no Brasil é o Toyota Prius: o preço sugerido é de R$ 126.600. Trata-se de
um híbrido com dois motores: elétrico e 1.8 a gasolina, capazes de gerar a
potência combinada de 134 cv.
Apesar de precisar de
combustível tanto para se locomover quanto para carregar as baterias, o consumo
é significativamente mais baixo que o de um automóvel convencional, pois,
sempre que possível, o Prius utiliza apenas o propulsor elétrico. De acordo com
dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem
Veicular (PBE) do Inmetro, ele faz 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na
estrada.
2. Lexus CT 200h
Curiosamente, o produto mais
acessível da linha Lexus no Brasil faz parte da categoria dos híbridos:
trata-se do CT 200h, que custa a partir de R$ 135.750. A mecânica, compostas
por motores elétricos e 1.8 a gasolina, rende 136 cv de potência combinada.
Ao contrário dos modelos
convencionais, a combustão, os veículos híbridos costumam ser mais econômicos
na cidade que na estrada. Isso ocorre porque, nessa situação, o motor elétrico
pode trabalhar sozinho por mais tempo; em rodovias, para manter velocidades
mais altas, o propulsor a combustão é mais requisitado. O CT 200h não é
exceção: segundo o PBE, ele faz 15,7 km/l no ciclo urbano e 14,2 km/l no
rodoviário.
3. BMW i3
O i3 é o “carro verde” mais
acessível da BMW. Trata-se de um elétrico propriamente dito, cuja propulsão não
gera nenhum tipo de gás poluente. Mas há um porém: o último lote trazido para o
Brasil esgotou em setembro do ano passado. Na época, as últimas unidades foram
vendidas pelo valor de R$ 159.950.
A marca alemã já confirmou
que trará uma versão atualizada do compacto, com alterações no design e
autonomia ampliada. A comercialização deverá ser retomada em julho, mas o
preço, muito provavelmente, será reajustado.
4. Ford Fusion Titanium Hybrid
O Fusion ostenta o título de
primeiro entre os carros híbridos a ser vendido no Brasil. Atualmente, o sedã
tem preço sugerido de R$ 160.900. Seus motores elétrico e 2.0 a gasolina
desenvolvem 190 cv de potência combinada.
Graças à tecnologia híbrida,
similar à do Prius, o Fusion Hybrid, apesar de suas dimensões, é econômico. As
aferições do PBE apontam 16,8 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada.
5. Porsche Cayenne S-Hybrid
O SUV da Porsche tem uma
versão “verde” disponível no Brasil: a S-Hybrid, que associa um motor 3.0 V6
turbo a outro elétrico. Apesar de ser um híbrido, as baterias carregadas podem
ser carregadas plugando o carro a uma tomada. O preço, porém, é de R$ 420 mil.
- Publicidade -
Segundo dados do PBE, o
Cayenne S-Hybrid faz 12,1 km/l de gasolina na cidade e 12,2 km/l na estrada,
segundo dados do PBE. Não parece muito, mas há de considerar que se trata de um
SUV com motor de alta cilindrada e 2.350 kg de peso.
6. Volvo XC90 T8 Hybrid
Outro SUV com proposta verde
é o Volvo XC90 T8 Hybrid, que custa R$ 479.950. Sua mecânica é composta por um
motor 2.0 turbo a gasolina e outro elétrico, capazes de gerar a potência
combinada de 408 cv.
Apesar de suas grandes
dimensões, o veículo obteve boas médias de consumo nas aferições do PBE: nada
menos que 16,4 km/l na cidade e 18,9 km/l na estrada.
7. BMW i8
Ao contrário do i3, a BMW
segue comercializando normalmente o i8, pelo preço de R$ 799.950. Híbrido, o
cupê utiliza dois motores, mas eles funcionam de maneira distinta: o 1.5 turbo
a combustão, de 234 cv, movimenta as rodas traseiras, enquanto o elétrico de
131 cv gira as rodas dianteiras. Assim, a potência total é de 365 cv.
Segundo dados do PBE, o BMW
i8 tem consumo de 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, com gasolina.
Isso sem abrir mão da performance: o fabricante informa que a aceleração até
100 km/h é feita em 4,4 segundos.
8. Porsche Panamera E-Hybrid
Quem tem muito dinheiro para
investir em um carro verde pode pensar em um Porsche Panamera E-Hybrid, cujo
preço parte de R$ 529 mil, mas pode chegar a R$ 1,2 milhão na versão Turbo S
E-Hybrid. Na configuração de entrada, o sedã entrega 482 cv de potência
combinada, advinda de um motor 2.9 V6 biturbo a gasolina e de outro elétrico.
No Turbo S E-Hybrid, o motor
a combustão é um 4.0 V8, que eleva a potência combinada para 689 cv. As opções
“verdes” do Panamera, porém, não tiveram o consumo aferido pelo PBE.
9. Lexus LS 500h
O Lexus LS 500h é o mais
recente veículo da categoria dos híbridos a desembarcar no Brasil. Quer dizer,
quase: ele já é negociado em esquema de pré-venda, por R$ 760 mil, mas as
primeiras unidades só serão entregues aos compradores em setembro próximo.
- Publicidade -
O sedã é equipado com um
motor 3.5 V6 e outro elétrico, capazes de desenvolver a potência combinada de
359 cv. O PBE ainda não aferiu o consumo do LS 500h. (autopapo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário