SMA quer expandir atendimento
pós-venda para cobrir todo território brasileiro.
Empresa
possui no País mais de 50 megawatts (MW) instalados em geração solar
distribuída, além de manter uma usina de 210 MW, em Ituverava (SP)
A SMA, uma das gigantes na fabricação de inversores no
mundo, com 38 anos de atuação no mercado global, vai colocar em prática um
plano ambicioso de expansão do atendimento de pós-venda no Brasil, com o
intuito de cobrir 100% do território nacional.
Previsto para iniciar em 2019, o plano de expansão
nasceu do alto crescimento da demanda pelo serviço de pós-venda registrado pela
empresa em sua primeira autorizada no País, inaugurada este ano na cidade de
São Paulo. O rápido sucesso neste segmento de negócios levou a companhia a
estudar a ampliação imediata e regional do atendimento a todos os clientes
espalhados pelo Brasil.
“A intenção com este plano de expansão é levar
nossas autorizadas a todas as regiões com alto desenvolvimento fotovoltaico e,
ao mesmo tempo, promover uma cobertura mais equânime de todo território
brasileiro”, comenta Pedro Alves, gerente comercial da SMA no Brasil.
Para colocar em prática o plano de expansão, a
empresa prevê altos investimentos em pessoal e tecnologia. “Para se ter uma
ideia, para lançarmos nossa primeira autorizada, o investimento foi da ordem de
500 mil euros, em licenças, equipamentos e treinamentos, justamente para
oferecer o melhor atendimento pós vendas do mercado brasileiro”, acrescenta
Alves.
Somente
no ano passado, a SMA gerou aproximadamente 1,2 bilhão de dólares em vendas,
sendo que 40% estão concentrados na América (Norte e Sul), 40% na Europa e 20%
na Ásia. A companhia possui hoje aproximadamente 15% do marketshare do mercado
mundial de geração distribuída e cerca de 14% de participação no segmento de
utility.
No Brasil, empresa possui mais de 50 megawatts (MW)
instalados em geração solar distribuída, além de manter uma usina de 210 MW, em
Ituverava (SP), a primeira a entrar em operação dentre os projetos do leilão de energia solar de
2014. “No mercado brasileiro, a SMA possui participação mais expressiva
principalmente para clientes que consomem em baixa tensão, já que trata-se de
um segmento onde espera-se de fato uma melhor performance do equipamento, sendo
estes clientes mais sensíveis à falhas e interrupções na geração”, explica
Alves.
“A SMA é o único fabricante que possui histórico de
inversores em funcionamento há mais de 25 anos. “Na prática, tudo o que se
conhece hoje sobre inversores foi desenvolvido pela SMA, que é a empresa a ser
batida há mais de 20 anos. Toda eletrônica moderna de inversores fotovoltaicos
sem transformadores que vemos hoje baseia-se na topologia H5 desenvolvida por
nós”, completa.
A
companhia é atualmente a única fabricante no mundo que possui todas as
tecnologias, desde otimizadores a inversores centrais, passando por sistemas
com baterias e híbridos. Os inversores da SMA garantem facilidade de
instalação, segurança elétrica e performance. (portalsolar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário