CPFL Piratininga afere
aumento de 68% em fraudes e furtos de energia.
Comparação é com 2017 e
aponta mais de 20 mil ocorrências na Baixada Santista no ano que passou.
Companhia ainda conseguiu recuperar volume de 49.325 MWh, equivalente ao
consumo de uma cidade com 60 mil habitantes.
A CPFL Piratininga
intensificou a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em todas as
cidades da Baixada Santista atendidas pela empresa. Na comparação entre o ano
de 2018 e o de 2017, a concessionária registrou crescimento de 68% no número de
irregularidades identificadas, passando de 12.255 para 20.552 casos.
A cidade de Praia Grande foi
a que registrou o maior número de irregularidades identificadas, alcançando a
marca de 6.737 ocorrências, um aumento de 82,6% em relação a 2017. Em segundo
lugar ficou São Vicente, com 5.575 casos.
Em 2018, considerando Praia
Grande, São Vicente, Santos, Cubatão e Guarujá, a companhia conseguiu recuperar
um volume de 49.325 MWh de energia furtada. Isso seria suficiente para
abastecer 27.402 famílias compostas por até quatro pessoas pelo período de um
ano, o que equivale ao consumo de uma cidade do porte de Boituva ou Itupeva,
ambas no interior de São Paulo.
Nos
últimos anos, a distribuidora tem intensificado a fiscalização contra fraudes e
furtos de energia em todos os municípios de sua área de concessão. Foram
163,832 mil inspeções realizadas ano passado, aumento 79,7% na comparação com
as 91,125 mil incursões executadas em 2017. Atualmente, a taxa de sucesso é de
21,5%, ou seja, para cada cinco fiscalizações realizadas, as equipes encontram
uma fraude. Isso significa que em 2018, foram 35,352 mil casos de fraudes e
furtos registrados, recuperando 84.847 MWh de energia, o suficiente para
abastecer 47,1 mil famílias por um ano, equivalente à cidade de Cubatão.
O resultado é fruto da maior
assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo,
adotou novas tecnologias e mais inteligência em seus processos de monitoramento
e análise. Segundo o Diretor Comercial da CPFL Energia, Roberto Sartori, esses
aportes têm sido um grande aliado na identificação das fraudes e furtos de
energia nas redes da distribuidora.
“O trabalho realizado em
conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais também tem se mostrado
fundamental nas operações que visam o combate às fraudes e ligações
clandestinas. Todas essas ações possibilitaram que a distribuidora passasse a
identificar um número maior de irregularidades em 2018”, afirmou Sartori.
Consumidores da CPFL
Piratininga podem contribuir para o combate às fraudes e furtos por meio dos
canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser
realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site, e-mail ou via telefone.
Atuação preventiva
O
Grupo CPFL Energia desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e
análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis
variações no consumo de energia elétrica que indiquem perdas comerciais.
Desde 2016, esse trabalho foi
fortalecido com o projeto da telemedição dos grandes clientes industriais e
comerciais do Grupo. Mais 26 mil medidores inteligentes foram instalados nestes
consumidores, possibilitando o monitoramento em tempo real do consumo de
energia e tornando mais eficaz o processo de identificação de fraudes.
(canalenergia)
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