Brasil tem grande potencial em serviços para
veículos elétricos, afirma ABB.
Venda
de veículos eletrificados em 2017 foi de 1,1 milhão de unidades em todo o
mundo.
Empresa
estuda trazer centro de monitoramento de carregadores para o Brasil ao passo
que o mercado local amadurece.
A multinacional
suíça ABB está otimista com as perspectivas de novos negócios que o mercado
brasileiro de veículos elétricos (VE) pode apresentar. Um dos motivos é a
recém-iniciada construção de infraestrutura para recarga e prestação de
serviços que o país abre ao passo que as vendas dos VEs avançam por aqui. A
empresa vê no país um grande potencial de crescimento até por ser o maior país
da região e o mais populoso. Contudo, ainda estamos atrás do Chile em termos de
desenvolvimento.
Um
dos sintomas é o anúncio no final de janeiro no qual a companhia fechou acordo
para fornecer 20 carregadores rápidos para uma rede de postos de combustíveis
chilena, a Copec formando a maior rede comercial instalada na América do Sul,
conectando as cidades de Marbella e Concepción, cuja distância entre elas é de
700 quilômetros de distância e com projeto de expansão para chegar a mil
quilômetros.
Os
produtos fornecidos à empresa chilena são os mesmos disponibilizados ao Brasil,
são 19 unidades com 50 kW de potência que podem carregar um veículo em 20
minutos e outro modelo de 175 kW cuja capacidade é de carregar um carro entre 8
e 10 minutos.
De
acordo com o presidente da ABB nas Américas, Greg Scheu, o veículo elétrico é
uma parte importante dentro da estratégia da companhia no ambiente de novas
tecnologias que o setor elétrico vem vivenciando e passa pelo conceito de
cidades inteligentes e pela expansão das renováveis intermitentes. “Para os
veículos elétricos nos temos o e-mobility, como uma importante parte da
estratégia da ABB. Colocamos junto a eletrificação da mobilidade, software em
nuvem, internet, conectividade olhando para o futuro que é elétrico”, disse ele
à Agência CanalEnergia.
Ele
baseia seu entusiasmo com o futuro da mobilidade lembrando que diversas das
marcas mundiais do setor elétrico já estudam ou anunciaram planos para entrar
de vez nesse mundo, como a alemã Volkswagen em 2025. Mas cita ainda gigantes
mundiais como a Audi, Porsche, Ford e outras.
“O
mercado brasileiro está em seus estágios iniciais para a mobilidade elétrica, é
naturalmente um país com grande oportunidade devido às perspectivas que
apresenta”, comentou ele. No momento ele vê o mercado ainda restrito a um nicho
de mais alto luxo, mas a tendência é de que esse mercado aproxime-se de valores
mais baixos e assim o país veja uma maior popularização desses veículos.
“A
tecnologia vem mudando rapidamente e mais montadoras estão chegando ao mundo
dos VEs, mas no momento precisamos que a infraestrutura seja construída e para
isso precisamos de diferentes atuações de empresas e de agentes públicos para
que alcancemos um novo estágio para o mercado”, acrescentou ele.
A
ABB, há uma base instalada de cerca de 350 carregadores de veículos elétricos.
Apesar de estarmos atrás do Chile em termos comerciais, a maturidade do mercado
nacional pode fazer com que a companhia nacionalize o centro de monitoramento
desses equipamentos. Essa ação é apenas intermediada pela equipe local, sendo
realizada na Holanda.
Regulamentação
abre caminho para investimentos em recarga de veículos elétricos.
A
empresa possui uma gama de produtos para o carregamento que inclui desde o
chamado wallbox, de 4,6 kW que é instalado em residências até os de maior porte
que chegam a 600 kW destinado a veículos pesados. Segundo Marcelo Vilela,
gerente geral para Produtos de Eletrificação da ABB no Brasil, o monitoramento
é apenas um dos serviços que podem ser oferecidos. A empresa, além de atender à
norma básica que é padrão no mercado, afirma que disponibiliza ainda até 200
outras opções de parâmetros de monitoramento. Esses equipamentos, lembrou,
estão inseridos na plataforma Ability da companhia que tem um alcance mais
amplo no ambiente do setor elétrico.
O
carregamento de VEs vai trazer uma perspectiva de novos negócios mais amplos
não somente para os veículos individuais. Um mercado interessante é o de
transporte de passageiros e até mesmo de carga com carregadores rápidos no
estilo pantográfico que aproveita paradas de veículos em pontos específicos
para manter o nível das baterias em um patamar médio durante o dia, permitindo
assim a adoção de um componente de menor porte e, consequentemente, mais leve,
uma característica importante para os VEs.
A
perspectiva de mercado é corroborada por um estudo lançado nesta terça-feira, 5
de fevereiro, pela Universidade Columbia (Estados Unidos) sob o título
Carregadores de Veículos Elétricos na China e nos Estados Unidos (na tradução
livre do inglês). A publicação aponta que à medida que essa indústria crescer
nos próximos anos, uma melhor compreensão das abordagens feitas nos dois países
alvo do estudo pode ajudar os formuladores de políticas, empresas e outras
partes interessadas em ambos os países e em todo o mundo.
A
publicação lembra que há cerca de 1,5 milhão de carregadores para veículos
elétricos instalados globalmente. Apesar deste número, esse volume ainda é
considerado como em seus estágios iniciais para a construção da infraestrutura
deste novo mercado, que tende a crescer rapidamente nos próximos anos, ao passo
que as vendas desses veículos avançam.
Estudo
indica número de carregadores projetado para crescer rapidamente à medida que o
estoque de veículos elétricos cresce. Esse desenvolvimento exigirá novos
padrões de comportamento e modelos de negócios. Tanto na China quanto nos Estados
Unidos, muitos tipos de empresas começaram a oferecer serviços de carregamento
de veículos elétricos, com uma série de modelos e abordagens de negócios que se
sobrepõem. A análise indica que um número crescente de parcerias está surgindo,
envolvendo empresas de cobrança independentes, fabricantes de automóveis,
concessionárias de serviços públicos, municípios e outros.
Veículos
elétricos híbridos são vistos como uma excelente solução para a mobilidade
sustentável.
E
lembra que a indústria de carregamento de veículos elétricos é um setor
altamente dinâmico com uma ampla gama de abordagens. “A indústria está
emergindo dos seus primeiros passos com a eletrificação, a mobilidade como
serviço e a autonomia do veículo interagem para produzir mudanças de longo
alcance no transporte”, indicou a publicação. (canalenergia)
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