A previsão foi divulgada pelo
presidente da Volvo Buses Latin America, Fabiano Todeschini, na entrevista
coletiva em 02/02/22.
“Os primeiros ônibus elétricos que vão chegar são urbanos, porque normalmente um ônibus urbano faz uma rota diária de 250 quilômetros e a capacidade da bateria é essa. E é um circuito sempre repetitivo. O rodoviário vai demorar um pouco mais”, explicou.
O presidente destaca ainda que a estratégia de combustíveis da Volvo é única. Isso porque a fabricante não terá ônibus urbanos a gás.
“A gente vai direto para o
elétrico. Com a quantidade de CNG que se gasta em um ônibus a gás, você
consegue produzir energia elétrica para três ônibus elétricos. Então, não faz
sentido transportar o CNG dentro de um ônibus por toda a cidade sendo que se
deixá-lo parado e produzir energia elétrica, você consegue carregar três ônibus
elétricos, por isso a gente está olhando para a eletromobilidade”, detalhou.
Por sua vez, o presidente do
Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, acrescenta que a fabricante vai
trabalhar em várias linhas de desenvolvimento rumo à mobilidade elétrica.
“O futuro elétrico nesse longo
prazo até 2040, vamos ter provavelmente 100% dos veículos elétricos, mas
existem uma série de investimentos que ainda são necessários nos motores de
combustão interna. Nós vamos continuar desenvolvendo a eficiência energética
desses motores e os preparando para os combustíveis alternativos. Já temos
condições hoje de atender no HVO, no biodiesel, então temos que estar
preparados para isso”, disse.
“Nós vamos ter a arrancada da
eletromobilidade até 2025. Vamos ter algumas centenas de caminhões rodando no
Brasil e na América Latina. A partir daí, vamos ter mais clareza sobre onde
vamos chegar em 2030”, completou, com relação aos veículos em geral fabricados
pela Volvo.
Em 02/02/22 a Volvo anunciou a renovação do ciclo de investimentos no Brasil para R$ 1,5 bilhão até 2025.
Eletromobilidade
Em 2021 a Volvo também
ingressou na aliança “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator”/Aceleração
para uso de ônibus zero emissões, iniciativa entre várias instituições para
impulsionar a implantação de ônibus cada vez mais limpos na América Latina.
Como primeiro passo, em janeiro/2022 a marca deu início a testes com um chassi 100% elétrico em Santiago, no Chile. Ainda neste primeiro semestre, há programação de testes com o mesmo veículo em Bogotá, Colômbia.
Entretanto, segundo o presidente da Volvo Buses Latin America, Fabiano Todeschini, ainda não há previsão de chegada do ônibus elétrico ao Brasil. (biodieselbr)
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