quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Carro elétrico movido a energia solar rodará meses sem precisar carregar

Carro elétrico movido a energia solar pode rodar meses sem precisar parar para carregar.

Sedã holandês Lightyear 0 utiliza placa solar de 5 metros quadrados no teto e no capô.
Lightyear

Um carro que você só precisa recarregá-lo depois de meses de uso. Essa é a premissa do Lightyear 0, veículo movido a energia solar que promete bater recorde em economia. O sedã futurista com proporções parecidas com o Porsche Panamera começará a ser produzido já no final do ano e terá preço inicial superior a R$ 1 milhão na conversão direta.

A startup holandesa Lightyear apresentou a versão final do três - volumes, que será o 1° carro de produção a ser movido por energia solar. Dessa forma, o teto de caimento cupê é composto por um painel solar de 5 m2.

Em uma condição hipotética, um ano com 365 dias ensolarados consegue gerar até 11 mil km de autonomia.

Para aumentar sua autonomia, ele é equipado com uma bateria de 60 kWh, que o permite rodar até 625 km no ciclo WLTP. No entanto, a fabricante afirma que ele é movido majoritariamente pela energia solar, que fornece até 70 km por dia. Em uma condição hipotética, um ano com 365 dias ensolarados conseguiria gerar até 11 mil km de autonomia. O problema? Ter um clima ensolarado que perdure por tanto tempo. Ainda mais na chuvosa Holanda.

Assim, dependendo de como for usar o carro e claro, da condição climática, é possível passar muitos meses sem precisar recarregá-lo. Mas, quando for preciso, ele recebe o equivalente a 32 km de autonomia em 1 hora se plugado a uma tomada doméstica. E neste mesmo tempo, 520 km de alcance em uma fonte de recarga rápida.

Desempenho não será o foco

Lightyear 0 tem placas solares no teto e no capô do carro.

A Lightyear não forneceu dados de potência e torque dos quatro motores da versão final, porém os propulsores do protótipo forneciam 138 cv e 122,4 kgfm em conjunto. O que já sabe é que o modelo de produção não ultrapassa os 160 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos.

No entanto, o sedã cupê chama atenção pelo coeficiente de arrasto, o menor já visto entre carros de passeio, de 0,19 cx.

Embora seja equipado com placa solar e tenha mais de 5 metros de comprimento, o Lightyear 0 pesa somente 1.575 kg, peso parecido com o de um Jeep Compass (1.504 kg) e cerca de 500 kg mais leve do que o Porsche Panamera (2.070 kg). Isso ocorre pois sua carroceria é formada por fibra de carbono.

Lightyear 0 é equipado com uma central de entretenimento de 10,1'' onde é possível comandar praticamente todas as funções do carro.

Já o interior usa apenas materiais sustentáveis e veganos, como garrafas PET no tecido e couro sintético de origem natural. Simplista, ele carrega uma central de entretenimento de 10,1 polegadas onde é possível comandar praticamente todas as funções do carro. Entretanto, ela só é compatível com Android Auto.

O Lightyear 0 começará a ser fabricado no final de outubro deste ano e contará com 946 unidades. O preço será bem mais caro do que Tesla e Lucid Air e partirá de € 250 mil, cerca de R$ 1,3 milhão na cotação atual. A ideia da startup é criar um segundo veículo baseado no Lightyear 0, porém mais simples para que tenha um preço final menor. Esse segundo modelo deverá estrear entre o final de 2024 e o início de 2025.

O Lightyear One será lançado no fim do ano que vem, com 725 km de alcance com uma carga de bateria – que se recarrega através dos painéis solares no teto e no capô.

A expectativa é que sejam produzidos 100 mil carros por ano por volta de 2023, com o valor unitário caindo para € 50 mil. (autoesporte.globo)

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