A
Americanas S.A adquiriu mais de 98 mil certificados internacionais de energia
renovável (I-REC) por meio da CPFL Soluções, empresa do grupo CPFL Energia. A
aquisição faz parte da estratégia de descarbonização da companhia.
De acordo com a gerente de sustentabilidade da Americanas S.A, Bruna Sabóia, a meta da companhia é ter, até 2030, 100% de energia renovável na operação – patamar que, hoje, já ultrapassa 40% do total. “Temos uma estratégia ESG que, na frente ambiental, tem como objetivo maior reduzir e compensar as emissões de todo o nosso negócio rumo à neutralização de carbono. Para isso, queremos somar parcerias e esforços com parceiros comprometidos em gerar impacto positivo no meio ambiente, como é o caso da CPFL Soluções”, disse.
A certificação atesta que a energia utilizada em suas unidades é limpa, rastreável e proveniente de uma fonte renovável. A iniciativa está alinhada com a estratégia de investimento em energia renovável da companhia, que conta com o uso de energia proveniente do Mercado Livre de Energia e Geração Distribuída.
Segundo o Instituto Totum, responsáveis por certificar as usinas no Brasil em 2021 foram emitidos 9,2 milhões de I-RECs no país, um crescimento de 268% em relação a 2019. Para 2022, a expectativa do instituto é chegar a 15 milhões, o que corresponderá a um crescimento de 60% em relação ao ano passado. Cada certificado IREC equivale a 1 MWh de energia renovável consumida, e é possível adquirir certificados para compensar qualquer quantidade de energia que a empresa consome, chegando até o seu volume total.
CNI lança chamada para projetos que reduzam gasto com energia na indústria.
“Mais do que traçar e atingir
metas sustentáveis, é preciso comprovar que o seu negócio está alinhado com
práticas de redução de CO2, e é aí que entram os créditos de carbono
e o I-REC”, ressaltou o diretor comercial da CPFL Soluções, Flávio Souza.
(canalenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário