sábado, 10 de dezembro de 2022

Solar flutuante ampliará geração em Fernando de Noronha

Sistema anunciado pela Neoenergia e Compesa será instalado no espelho d’água do Açude do Xaréu e ilha também recebe UFV dedicada aos veículos elétricos e novos medidores inteligentes.

A Neoenergia e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciaram a construção da primeira usina solar flutuante da Ilha de Fernando de Noronha (PE). O sistema será instalado no espelho d’água do Açude do Xaréu, em uma área de aproximadamente 4.400 m². O investimento no projeto é estimado em R$ 10 milhões, provenientes do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Aneel.

Com uma potência de cerca de 630 kWp e uma geração estimada de 1.238 MWh/ano, o empreendimento será responsável por suprir mais de 50% do consumo de energia da Compesa na ilha. A iniciativa se incorpora a outros projetos sustentáveis desenvolvidos pela Neoenergia na região, como a UFV Vacaria, que faz parte do Trilha Verde, uma iniciativa de mobilidade elétrica. A unidade recém-inaugurada possui 50 kWp de potência, com uma geração estimada de 75 MWh/ano.

A planta é a primeira de duas usinas dedicadas ao abastecimento de veículos elétricos que circulam no arquipélago. A potência instalada total das duas unidades será de 100 kWp, três vezes maior do que a necessidade dos VEs. O excedente será injetado na rede de distribuição, ampliando o fornecimento.

Segundo a empresa, dez veículos do projeto já foram incorporados às atividades do trade turístico, administração distrital e operação da Neoenergia na ilha. Outros dois devem serão entregues nos próximos dias. Os carros serão abastecidos por 12 novos pontos de recargas previstos no projeto e que serão instalados em locais pontos estratégicos.

Bikes elétricas

A subsidiária da Iberdrola também quer estimular o uso de bicicletas elétricas para deslocamentos de moradores e turistas. São previstas quatro estações de carregamento para as bikes, que começarão a ser instaladas em outubro. O serviço será disponibilizado de forma gratuita, com a energia consumida pelos equipamentos sendo gerada por meio de placas solares instaladas na cobertura das estruturas, doadas ao estado visando a economia de energia. A expectativa é que o sistema comece a funcionar até o final deste ano.

Cada estação contará com seis conexões, totalizando 24 pontos de carregamento. Elas ficarão localizadas em frente à Praça Flamboyant, no bairro de Floresta Nova; próximo ao Restaurante Mergulhão, no Porto; na Praça do Trinta e próximo à sede do ICMBIO. Também serão instaladas duas tomadas comuns, visando o recarregamento de outros modelos de equipamentos.

Redes Inteligentes

Outro avanço da companhia na ilha é a medição inteligente, tendo concluído em setembro a substituição de todos os aparelhos que haviam sido instalados em 2018, quando Noronha se tornou o primeiro local do Nordeste a contar com Redes Elétricas Inteligentes (REIs).

Com esses sistemas é possível ter acesso e monitoramento à distância dos níveis de tensão e corrente, além dos eventos e alarmes em caso de interrupção no fornecimento de energia, garantindo mais agilidade no atendimento. A análise das informações permite adequações que resultam em ganhos de qualidade, eficiência energética, impacto ambiental e segurança.

Todos os medidores são bidirecionais (capazes de medir a entrada e saída de energia), e a partir de agora os clientes que solicitarem a Micro e Minigeração Distribuída (MMGD), qualimetria ou Tarifa Branca terão suas solicitações atendidas sem a necessidade de realizar a substituição do equipamento. (canalenergia)

Nenhum comentário: