Startup ajuda a diminuir os
gastos da conta de luz com soluções sustentáveis.
Raphael Ruffato, CEO da Lead
Energy, afirma que a desinformação é um dos maiores problemas quando o assunto
é gastos desnecessários
Novembro/2022 – Quem entende
a própria conta de energia? Segundo a Abrace, Associação dos Grandes
Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres, o Brasil é o
segundo país com a conta de luz mais alta do mundo.
Este valor se resume a cerca
de R$ 330 bilhões/ano e algumas das razões para o país ocupar esta posição são:
o aumento em 47% no custeamento da energia nos últimos cinco anos e
principalmente, R$ 50 bilhões pagos a mais, sem necessidade.
No início deste mês, ocorreu
o Primeiro Encontro de Startups de Energia, realizado pela Lead Energy e Clarke
Energia. Durante o evento, foram apresentadas as complicações do setor, assim
como as possíveis soluções para resolver o atual cenário. Entre palestras e
debates, Raphael Ruffato, CEO da Lead, afirmou que o principal objetivo da
empresa é reduzir os gastos com contas de energia no Brasil em pelo menos R$ 1
bilhão, oferecendo informação de qualidade ao consumidor.
Dentre as problemáticas envolvidas no setor, está a falta de clareza relacionada às informações contidas no documento e, com o intuito de promover um conteúdo autoexplicativo e fornecer soluções para a redução de gastos, surgiu a Lead Energy, startup que visa apresentar alternativas ao consumidor.
Para Raphael Ruffato, CEO da Lead, os custos excessivos de energia se resumem a três categorias: consumo, demanda e impostos.
“Com um bom diagnóstico e a
troca do fornecedor, é possível economizar cerca de 25%. Reduzindo a demanda e
a troca da tarifa, podemos descartar quase 2 bilhões em multas por
ultrapassagem e, recuperando os créditos provenientes dos impostos exagerados,
R$ 11 bilhões/ano podem ser resgatados pela classe industrial”, afirma Raphael.
A plataforma online da Lead
Energy oferece ao cliente um sistema que decifra a conta de energia e
apresenta, como resultado, a quantidade que poderia ser poupada por ano. Ainda
que o programa conte com
uma estratégia útil para qualquer e todo caso, é preciso realizar uma análise
personalizada para entender as melhores saídas, considerando cada ocorrência em
particular.
“O consumidor precisa ser visto como cliente e para isso, é preciso oferecer um diagnóstico personalizado para cada segmento, considerando um conjunto de métodos e estratégias individuais”.
A startup que nasceu na pandemia, em 2020, tem como meta diminuir os gastos da conta de luz com soluções sustentáveis. “O objetivo da Lead Enegy até 2027 é reduzir a conta de luz dos brasileiros em pelo menos R$ 1 bilhão. Este valor é equivalente a 0,3% do valor total pago pelo consumidor brasileiro anualmente”, finaliza. (noticias.ambientalmercantil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário