quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Copel inicia operação de carregador ultrarrápido

Empresa instala 2 novas unidades de abastecimento de carros elétricos, uma delas na região central de Curitiba, outra na Linha Verde.

A Copel iniciou a operação do seu primeiro carregador ultrarrápido, que está instalado no novo eletroposto da empresa, na região central de Curitiba. O equipamento possui estrutura para abastecer 3 carros elétricos simultaneamente. Além disso, a Copel também está colocando em operação mais um eletroposto, com seis carregadores, na Linha Verde, sentido São Paulo.

Segundo a companhia, o novo eletroposto fica na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1.001. Os 3 carregadores têm opções de diferentes velocidades para abastecer a bateria dos veículos. O carregador ultrarrápido tem capacidade de 150 kW. Outros 6 carregadores também estão entrando em funcionamento às margens da Linha Verde, sentido São Paulo, ao lado do prédio do Instituto Lactec: dois equipamentos de recarga rápida com 60 kW de potência, e outros 4 com potência de 22kW. O local conta ainda com geração de energia solar na cobertura das vagas veiculares. O processo de cobrança e liberação em ambos os endereços será feito através do aplicativo Lex Mobility.

A ampliação da malha de recarga é fruto de um trabalho conjunto da Copel com o Instituto Lactec, em parceria com empresas privadas, por meio de uma chamada pública proposta pela Aneel, em que os projetos aprovados pela Copel somaram investimentos de R$ 15,6 milhões. Com a conclusão da implantação dos novos postos, o número de carregadores elétricos veiculares disponibilizados pela Copel salta de 23, para 32, em todo o Paraná. Um incentivo que se soma à isenção de imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA) oferecidos pelo Governo do Estado aos elétricos.

A empresa de startup chinesa apresenta carregador que recupera 210 km em 5 minutos.

Durante a demonstração, o carregador ultrarrápido da Xpeng Motors conseguiu trabalhar com uma potência de 480 kW. (canalenergia)

Nenhum comentário: