A UHE Belo Monte (PA, 11.233 MW) localizada no rio Xingu, conquistou o nível ouro do selo Energia Sustentável, do Instituto Acende Brasil. O selo avalia os empreendimentos e os classifica por responsabilidade socioambiental, a partir da comprovação de ações que envolvem meio ambiente e sociedade. Os compromissos precisam ir além do estabelecido em lei e no processo de licenciamento ambiental dos empreendimentos.
O Instituto Acende Brasil diz que o selo Energia Sustentável representa linhas de crédito mais rápidas, taxas de juros menores e melhoria nas vendas de energia no mercado livre. Isso porque uma empresa que dá transparência às suas ações socioambientais voluntárias tem muito mais condição de exercer suas atividades do que uma que não disponibiliza informação alguma.
Apesar das 27 ações civis públicas e das inúmeras condicionantes socioambientais não cumpridas, Ministério do Desenvolvimento Regional premia empresa por projeto "em prol da preservação e da revitalização da bacia hidrográfica do Rio Xingu".
Governo premia construtora de
Belo Monte com selo de sustentabilidade, porém todos os atingidos rebatem.
Selo concedido pelo
Ministério do Desenvolvimento Regional gera questionamentos sobre falhas de
gestão socioambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. (canalenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário