Os novos contratos entre a prefeitura e as empresas de ônibus foram publicados com aditivos que autorizam micro-ônibus movidos a diesel circularem por até 9 anos enquanto a idade máxima de veículos maiores passa a ser de 12 anos. Os veículos mais velhos devem passar por mais vistorias e, preferencialmente, vão compor a reserva técnica das empresas, mas poderão ser usados nas linhas.
As operadoras também ganham um prazo maior para tirar das ruas mini ônibus modelos 2015 e veículos maiores modelo 2012 desde que sejam apresentados pedidos de compra de veículos elétricos que os substituirão. A troca terá que ser feita até o final de junho.
Desde outubro passado as operadoras de transportes que operam linhas na cidade de São Paulo não podem mais comprar modelos a diesel 0 km. Apesar disso, a meta de eletrificação avançou – dos 2,6 mil ônibus elétricos prometidos pela Prefeitura para o fim desde ano, apenas 117 unidades já estão em circulação.
Em março, a prefeitura paulistana instalou uma comissão que vai dar subvenções para que as empresas invistam na eletrificação de suas frotas e vem buscando um acordo com a Enel para adequar à rede de distribuição às novas necessidades. (biodieselbr)
Nenhum comentário:
Postar um comentário