Bombeiros e outras entidades ressaltam que o cumprimento das normas técnicas já em vigor atende aos padrões de segurança do auto de vistoria. Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (LIGABOM) cria Comitê Especial e prepara norma de validade nacional sobre o tema.
O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo informou que não deixará de emitir a licença conhecida como AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) para edificações com equipamentos de recarga de veículos elétricos, desde que tais equipamentos estejam corretamente instalados e atendam às normas técnicas em vigor.
Ao fazer esse esclarecimento,
em recente debate sobre o tema, o Major Ronaldo Ribeiro observou que as
adequações para edificações e áreas de risco existentes também fazem parte dos
estudos sobre segurança nas operações de recarga elétrica em garagens que
constam da minuta original lançada a consulta pública pelos bombeiros, em
abril. O AVCB é o certificado que atesta que uma edificação possui todas as
condições de segurança contra incêndio e pânico previstas na legislação.
As preocupações com a segurança das
instalações de estações de carregamento para veículos eletrificados em
edifícios residenciais e comerciais têm sido amplamente debatidas, num esforço
conjunto, pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo (CBPMESP), pela ABVE e por
outras importantes entidades, como Secovi e Sinduscon.
Durante a participação em um
evento do setor, o Tenente-Coronel PM Alessandro Lima de Freitas falou sobre o
papel da LIGABOM no debate sobre segurança de veículos elétricos em garagens.
Chefe do Departamento de Segurança e Prevenção contra Incêndio do CBPMESP, o
Tenente-Coronel foi recentemente designado como vice-presidente do Comitê
Especial da LIGABOM, criado para apresentar uma proposta de norma nacional
sobre recarga de veículos elétricos em garagens de edifícios comerciais e
residenciais, num prazo de 90 dias.
“Debate mostrou que as
entidades do setor e os bombeiros estão buscando, juntos, encontrar uma solução
de consenso para esta importante questão da segurança”, afirmou o presidente da
ABVE, Ricardo Bastos. “Iniciativas como essa ajudam a trazer mais segurança e
tranquilidade para o mercado, sobretudo para a as empresas que oferecem a
instalação das estações de recarga para os edifícios”.
Bastos refere-se à consulta
pública lançada pelos bombeiros de São Paulo em abril deste ano, que demonstrou
a importância do tema, tanto às empresas de recarga elétrica e montadoras de
veículos eletrificados quanto ao setor imobiliário e de construção civil. Após
mais de um ano de estudos, os bombeiros adquiriram um grande volume de
informações que foram obtidas com qualidade, incluindo o aprendizado com
pesquisas realizadas internacionalmente.
O objetivo é a apresentação de uma proposta a ser apresentada novamente em consulta pública, a fim de proporcionar um debate sobre o tema com toda a sociedade, para poder receber sugestões e informações técnicas das entidades representativas do setor.
Segurança em instalações para recarga de veículos elétricos
Normas técnicas
Os oficiais do Corpo de
Bombeiros de São Paulo e demais entidades presentes, como ABVE, Secovi e
Sinduscon, enfatizam que mesmo antes de ser apresentada a nova legislação
específica para as estações de carregamento de veículos eletrificados, o
mercado deve continuar atendendo às exigências previstas para instalações
elétricas nas normais técnicas em vigor que tratam do tema. Dentre essas
normas, estão a NBR 5410, NBR 17019 e ABNT NBR IEC 61851-1.
A recomendação da ABVE,
Secovi, Sinduscon e outras entidades do setor é que os síndicos de edifícios e
administradores de condomínios rejeitem soluções provisórias ou contraindicadas
tecnicamente, como, por exemplo, a derivação de medidores de energia de
unidades existentes, uso de tomadas e de plugues fora de padrão ou
especificação, cabos com bitolas inadequadas, equipamentos de proteção fora de
especificação, entre outras.
As entidades recomendam também a busca de profissionais e empresas especializadas, com corpo técnico que garanta o cumprimento das normas vigentes para todos os moradores, sem exceção. E que esses profissionais sejam habilitados e com o devido registro junto aos órgãos de classe, e que se faça a emissão da respectiva documentação de responsabilidade técnica.
Normas para carros elétricos: respeitar todas as regulamentações são essenciais para as recargas de veículos elétricos no Brasil.
Segundo o Corpo de Bombeiros,
um dos pontos que já ficou evidente é que o risco de incêndios nas operações de
recarga ocorre principalmente quando se improvisam tomadas ou instalações fora
do padrão estabelecido pelas normas técnicas vigentes. E que em caso de
incidentes por imperícias no futuro as novas normas definirão as exigências
necessárias para a segurança das edificações e dos cidadãos.
(pv-magazine-brasil)
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