quinta-feira, 2 de outubro de 2025

7% das unidades consumidores no Brasil já contam com energia solar

Brasil registra 500 mil novos sistemas de energia solar em 2025, alcançando 7% das unidades consumidoras, impulsionado pelo setor residencial, com SP, MG e BA liderando as instalações. A energia solar distribuída segue ganhando espaço nos telhados do país.

Dados da Solfácil apontam que entre janeiro e julho deste ano, o país registrou 500 mil novos sistemas fotovoltaicos instalados. Residenciais lideram crescimento. Os estados de SP, MG e BA aparecem no topo do ranking de instalações, mas o Centro-Oeste se destaca proporcionalmente entre as regiões.
O Brasil registrou 500 mil novos sistemas de energia solar entre janeiro e julho/2025, alcançando 7% de todas as unidades consumidoras com geração própria. Ao todo, já são 3,75 milhões de projetos em operação, segundo dados do Infográfico Solfácil com base em informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O crescimento é puxado principalmente pelo setor residencial, responsável por 82% das instalações. Pequenos projetos, com capacidade entre 3 e 6 kilowatts-pico (kWp), suficientes para abastecer uma casa média, ganham destaque: em 2017, representavam 35% das conexões; hoje, já chegam a 46%. Os setores comercial e rural respondem cada um por 8% das conexões, enquanto o industrial representa apenas 1%.

Brasil instalou 500 mil novos sistemas de energia solar e chegou a 7% das unidades consumidoras

Residenciais lideram crescimento; SP, MG e BA aparecem no topo do ranking de instalações, aponta dados coletados pela Solfácil.

Para o CEO e fundador da Solfácil, Fabio Carrara, adotar energia solar continua sendo um bom negócio. “O retorno sobre o investimento da energia solar é rápido, normalmente em menos de três anos, e a conta de luz não para de subir”, afirma o executivo.

Entre os estados, São Paulo, Minas Gerais e Bahia lideram o volume de novas instalações nos últimos 12 meses. O estado paulista registrou 143 mil sistemas, seguido por Minas Gerais, com 69 mil, e Bahia, com 62 mil. Paraná (58 mil), Mato Grosso (56 mil), Rio Grande do Sul (52 mil), Pará (40 mil), Pernambuco (39 mil), Goiânia (39 mil) e Rio de Janeiro (36 mil) completam o ranking dos dez estados com mais novas conexões.

Entre as regiões, o Centro-Oeste se destaca proporcionalmente, com 9,5% das unidades consumidoras com uso da energia solar. Em seguida desponta o Sul (7,6%), Norte (5,6%), Sudeste (5,2%) e Nordeste (5,1%). (pv-magazine-brasil)

Nenhum comentário: