segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Recarga Rápida (DC) cresceu 59% em 6 meses no Brasil

Infraestrutura de Recarga Rápida (DC) cresce 59% em seis meses no Brasil.

Estações de recarga públicas e semipúblicas no país cresceram 14% desde fevereiro e chegaram a 16.880 em agosto. A frota de veículos elétricos plug-in no Brasil (BEV e PHEV) totalizou 302.225 unidades no mesmo período, o que resulta em uma relação de 18 veículos por eletroposto.
Um dos mais de 8.800 pontos de recarga instalados no Brasil: equipamentos são oportunidade para empresas de GD.

O Brasil tem 16.880 pontos públicos e semipúblicos de carregamento de veículos elétricos, segundo a última atualização concluída em agosto pela Tupi Mobilidade, em parceria com a ABVE. O destaque são os carregadores rápidos (DC), que cresceram 59% em seis meses. Na comparação com o levantamento anterior, de fevereiro (14.827), houve um crescimento de 14% na rede total de infraestrutura de recarga pública e semipúblicas do país.

Considerando que a frota de veículos elétricos plug-in no Brasil (BEV e PHEV) totalizou 302.225 unidades (de 2022 a agosto de 2025, segundo a ABVE Data), chega-se a uma relação de 18 veículos por eletroposto. Do total de veículos, 44,5% (134.592 veículos) são 100% elétricos (BEV) e dependem totalmente dos carregadores e 55,5% (167.633) são híbridos plug-in (PHEV), com dependência parcial da infraestrutura de recarga, pois também operam com motor a combustão.

Dos 16.880 eletropostos existentes até agosto, 77% (13.025) oferecem carga lenta (AC), enquanto 23% (3.855) são carregadores rápidos (DC). Os números dos últimos 6 meses indicam que o crescimento dos carregadores rápidos superou o dos carregadores lentos. “Esse avanço confirma uma tendência esperada: a queda de custos dos equipamentos e a crescente demanda dos usuários por recargas de longa distância levaram os operadores a priorizarem investimentos em DC”, disse Davi Bertoncello, diretor de Comunicação da ABVE e fundador da Tupi Mobilidade. “Em poucos anos, o que era considerado um gargalo passou a ser o vetor de maior expansão”.

Atualmente, 1.499 municípios brasileiros contam com eletropostos públicos e semipúblicos. Na comparação com fevereiro de 2025 (1.363), houve um crescimento de 10% na disponibilidade de infraestrutura.

Evolução do número de municípios com pontos de recarga em cada região:

Região

Fev/25

Ago/25

Evolução

Norte

47

62

31,9%

Nordeste

326

395

21,2%

Sudeste

506

542

7,1%

Sul

363

375

3,3%

Centro-Oeste

121

124

2,5%

Total

1.363

1.499

9,9%

Panorama regional da rede pública e semipúblicas

O crescimento da infraestrutura se distribuiu de maneira desigual pelo território nacional, revelando diferentes estágios de maturidade:

- Norte: +62,2% (de 254 em fevereiro para 412 pontos em agosto), mostrando forte aceleração em regiões antes pouco atendidas.

- Nordeste: +25,8% (615 novos pontos), reforçando a presença em polos turísticos e logísticos.

- Centro-Oeste: +24,4%, puxado por Goiás e Distrito Federal, estratégicos no eixo Brasília–Goiânia.

- Sudeste: maior rede instalada, com 8.035 pontos (+606), sustentando a liderança nacional.

- Sul: +10,2% (352 novos pontos), crescimento mais moderado, porém consistente.

Os números evidenciam uma dinâmica de crescimento que combina expansão territorial e fortalecimento da rede existente. Segundo Davi Bertoncello, “o crescimento de 59% nos carregadores rápidos em seis meses mostra que o mercado já escolheu acelerar. Hoje, um operador de rede faz 10 vezes mais com o mesmo investimento de 5 anos atrás”. “O desafio agora está nos carregadores lentos (AC), travados pela instabilidade regulatória e pela longa espera da nova norma da Ligabom (Conselho Nacional dos Comandantes de Bombeiros) sobre segurança nas operações de recarga em edifícios residenciais e comerciais”, concluiu. (pv-magazine-brasil)

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