Infraestrutura
de Recarga Rápida (DC) cresce 59% em seis meses no Brasil.
O
Brasil tem 16.880 pontos públicos e semipúblicos de carregamento de veículos
elétricos, segundo a última atualização concluída em agosto pela Tupi
Mobilidade, em parceria com a ABVE. O destaque são os carregadores rápidos
(DC), que cresceram 59% em seis meses. Na comparação com o levantamento
anterior, de fevereiro (14.827), houve um crescimento de 14% na rede total de
infraestrutura de recarga pública e semipúblicas do país.
Considerando
que a frota de veículos elétricos plug-in no Brasil (BEV e PHEV) totalizou
302.225 unidades (de 2022 a agosto de 2025, segundo a ABVE Data), chega-se a
uma relação de 18 veículos por eletroposto. Do total de veículos, 44,5%
(134.592 veículos) são 100% elétricos (BEV) e dependem totalmente dos
carregadores e 55,5% (167.633) são híbridos plug-in (PHEV), com dependência
parcial da infraestrutura de recarga, pois também operam com motor a combustão.
Dos
16.880 eletropostos existentes até agosto, 77% (13.025) oferecem carga lenta
(AC), enquanto 23% (3.855) são carregadores rápidos (DC). Os números dos
últimos 6 meses indicam que o crescimento dos carregadores rápidos superou o
dos carregadores lentos. “Esse avanço confirma uma tendência esperada: a queda
de custos dos equipamentos e a crescente demanda dos usuários por recargas de
longa distância levaram os operadores a priorizarem investimentos em DC”, disse
Davi Bertoncello, diretor de Comunicação da ABVE e fundador da Tupi Mobilidade.
“Em poucos anos, o que era considerado um gargalo passou a ser o vetor de maior
expansão”.
Atualmente, 1.499 municípios brasileiros contam com eletropostos públicos e semipúblicos. Na comparação com fevereiro de 2025 (1.363), houve um crescimento de 10% na disponibilidade de infraestrutura.
Evolução do número de municípios com pontos de recarga em cada região:
Região |
Fev/25 |
Ago/25 |
Evolução |
Norte |
47 |
62 |
31,9% |
Nordeste |
326 |
395 |
21,2% |
Sudeste |
506 |
542 |
7,1% |
Sul |
363 |
375 |
3,3% |
Centro-Oeste |
121 |
124 |
2,5% |
Total |
1.363 |
1.499 |
9,9% |
Panorama
regional da rede pública e semipúblicas
O
crescimento da infraestrutura se distribuiu de maneira desigual pelo território
nacional, revelando diferentes estágios de maturidade:
-
Norte: +62,2% (de 254 em fevereiro para 412 pontos em agosto), mostrando forte
aceleração em regiões antes pouco atendidas.
-
Nordeste: +25,8% (615 novos pontos), reforçando a presença em polos turísticos
e logísticos.
-
Centro-Oeste: +24,4%, puxado por Goiás e Distrito Federal, estratégicos no eixo
Brasília–Goiânia.
-
Sudeste: maior rede instalada, com 8.035 pontos (+606), sustentando a liderança
nacional.
- Sul: +10,2% (352 novos pontos), crescimento mais moderado, porém consistente.
Os números evidenciam uma dinâmica de crescimento que combina expansão territorial e fortalecimento da rede existente. Segundo Davi Bertoncello, “o crescimento de 59% nos carregadores rápidos em seis meses mostra que o mercado já escolheu acelerar. Hoje, um operador de rede faz 10 vezes mais com o mesmo investimento de 5 anos atrás”. “O desafio agora está nos carregadores lentos (AC), travados pela instabilidade regulatória e pela longa espera da nova norma da Ligabom (Conselho Nacional dos Comandantes de Bombeiros) sobre segurança nas operações de recarga em edifícios residenciais e comerciais”, concluiu. (pv-magazine-brasil)
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