terça-feira, 28 de outubro de 2025

Volkswagen e EcoRodovias iniciam testes com caminhões B100

Volkswagen Caminhões e EcoRodovias iniciam testes com B100

Volkswagen Caminhões e Ônibus e a EcoRodovias iniciaram um projeto de 12 meses para testar o B100, um biodiesel 100% vegetal feito de soja, em condições reais de operação. Os testes avaliarão o desempenho, o consumo, o desgaste do motor e a confiabilidade de caminhões da concessionária Ecovias Noroeste Paulista, no interior de São Paulo, que recebeu adequações técnicas para o uso do biocombustível. A iniciativa visa contribuir para a descarbonização do transporte rodoviário, alinhada às metas da Agenda ESG da EcoRodovias.

Detalhes da iniciativa

Período: Os testes devem durar 12 meses.

Local: A operação será realizada na concessão Ecovias Noroeste Paulista, no interior de São Paulo.

Veículos: Serão utilizados 4 caminhões da Volkswagen: 1 Meteor 29.530, 2 Delivery 11.180 e 1 Constellation 17.190.

Combustível: O B100, um biodiesel 100% renovável produzido a partir de soja, será utilizado em substituição ao diesel fóssil.

Análise: Serão avaliados desempenho, consumo, desgaste do motor, ciclo de manutenção e confiabilidade do veículo em uso contínuo.

Objetivos e alinhamento estratégico

Descarbonização: A iniciativa busca reduzir as emissões de CO2 em operações rodoviárias, com um potencial de corte de até 90%.

Metas ESG: O projeto está alinhado às metas da Agenda ESG 2030 da EcoRodovias, que prevê a redução de emissões de gases do efeito estufa.

Logística: Abastecimento será feito por um caminhão comboio da Petroservice, garantindo a logística e o controle de qualidade do B100.

A Volkswagen e a EcoRodovias – empresa que opera rodovias em 8 estados – estão trabalhando juntas para testar caminhões abastecidos com 100% biodiesel (B100). Os testes serão feitos em rodovias do interior de São Paulo e vão medir desempenho, consumo, desgaste e confiabilidade dos veículos em condições reais de rodagem.

Os testes envolverão 4 veículos dos modelos Meteor, Delivery e Constellation, que fazem parte da frota operacional da EcoRodovias e vão durar 12 meses. Todos os veículos receberam ajustes técnicos específicos e contarão com monitoramento contínuo para garantir resultados consistentes.

O biodiesel consumido no projeto será fabricado a partir do óleo de soja e fornecido pela Brejeiro, empresa que conta com uma usina de biodiesel na cidade de Orlândia (SP) que tem capacidade para fabricar até 132 mil m3 anuais. Um tanque instalado em Araraquara vai garantir o fornecimento durante todo o período de testes.

O uso de biodiesel puro permite a redução das emissões de CO2 em até 90%. “Testar o B100 com a EcoRodovias fortalece nossa atuação em soluções de baixo carbono”, destacou o vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões, Rodrigo Chaves.

A diretora de Sustentabilidade da EcoRodovias, Monica Jaén, explica que a empresa tem meta de reduzir suas emissões no Escopo 1 e 2 em cerca de 40% até 2030. “O biodiesel B100 apresenta potencial de ganhos ambientais expressivos, além de exigir adaptações com custos relativamente baixos”, diz a executiva. (biodieselbr)

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