Volkswagen Caminhões e Ônibus
e a EcoRodovias iniciaram um projeto de 12 meses para testar o B100, um biodiesel
100% vegetal feito de soja, em condições reais de operação. Os testes avaliarão
o desempenho, o consumo, o desgaste do motor e a confiabilidade de caminhões da
concessionária Ecovias Noroeste Paulista, no interior de São Paulo, que recebeu
adequações técnicas para o uso do biocombustível. A iniciativa visa contribuir
para a descarbonização do transporte rodoviário, alinhada às metas da Agenda
ESG da EcoRodovias.
Detalhes da iniciativa
Período: Os testes devem
durar 12 meses.
Local: A operação será realizada
na concessão Ecovias Noroeste Paulista, no interior de São Paulo.
Veículos: Serão utilizados 4
caminhões da Volkswagen: 1 Meteor 29.530, 2 Delivery 11.180 e 1 Constellation
17.190.
Combustível: O B100, um
biodiesel 100% renovável produzido a partir de soja, será utilizado em
substituição ao diesel fóssil.
Análise: Serão avaliados
desempenho, consumo, desgaste do motor, ciclo de manutenção e confiabilidade do
veículo em uso contínuo.
Objetivos e alinhamento
estratégico
Descarbonização: A iniciativa
busca reduzir as emissões de CO2 em operações rodoviárias, com um
potencial de corte de até 90%.
Metas ESG: O projeto está
alinhado às metas da Agenda ESG 2030 da EcoRodovias, que prevê a redução de
emissões de gases do efeito estufa.
Logística: Abastecimento será feito por um caminhão comboio da Petroservice, garantindo a logística e o controle de qualidade do B100.
A Volkswagen e a EcoRodovias – empresa que opera rodovias em 8 estados – estão trabalhando juntas para testar caminhões abastecidos com 100% biodiesel (B100). Os testes serão feitos em rodovias do interior de São Paulo e vão medir desempenho, consumo, desgaste e confiabilidade dos veículos em condições reais de rodagem.
Os testes envolverão 4
veículos dos modelos Meteor, Delivery e Constellation, que fazem parte da frota
operacional da EcoRodovias e vão durar 12 meses. Todos os veículos receberam
ajustes técnicos específicos e contarão com monitoramento contínuo para
garantir resultados consistentes.
O biodiesel consumido no
projeto será fabricado a partir do óleo de soja e fornecido pela Brejeiro,
empresa que conta com uma usina de biodiesel na cidade de Orlândia (SP) que tem
capacidade para fabricar até 132 mil m3 anuais. Um tanque instalado
em Araraquara vai garantir o fornecimento durante todo o período de testes.
O uso de biodiesel puro permite a redução das emissões de CO2 em até 90%. “Testar o B100 com a EcoRodovias fortalece nossa atuação em soluções de baixo carbono”, destacou o vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões, Rodrigo Chaves.
A diretora de Sustentabilidade da EcoRodovias, Monica Jaén, explica que a empresa tem meta de reduzir suas emissões no Escopo 1 e 2 em cerca de 40% até 2030. “O biodiesel B100 apresenta potencial de ganhos ambientais expressivos, além de exigir adaptações com custos relativamente baixos”, diz a executiva. (biodieselbr)



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