Como funcionam:
Geração de Energia: Os
painéis solares captam a luz do sol e a convertem em eletricidade.
Armazenamento (Opcional): A
energia pode ser armazenada em baterias integradas ao sistema, permitindo o
carregamento contínuo mesmo sem sol.
Distribuição: A eletricidade é enviada para os veículos elétricos através de um sistema de carregamento, sem a necessidade de conexão com a rede elétrica tradicional.
Tipos de Estações:
Carports Solares: Estruturas
de estacionamento cobertas com painéis solares, que não apenas fornecem sombra,
mas também geram eletricidade para carregar veículos estacionados embaixo.
Estações Portáteis: Unidades
móveis, como o EV ARC da Envision Solar, que capturam energia solar e a
transmitem para os veículos elétricos. Podem ser deslocadas para atender
diferentes pontos da cidade.
Soluções Integradas: Empresas
oferecem a combinação de painéis solares, sistemas de armazenamento de energia
e carregadores de veículos elétricos como uma solução completa e sustentável.
Vantagens:
Sustentabilidade: Contribuem
para a redução de emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se a objetivos
de sustentabilidade ambiental.
Economia: Reduzem o custo de
carregamento ao diminuir ou eliminar a dependência da energia elétrica da rede.
Flexibilidade: As unidades
móveis ou portáteis oferecem a conveniência de carregar veículos em diversos
locais, incluindo áreas sem infraestrutura de carregamento permanente.
Exemplos e Disponibilidade:
Empresas: A Envision Solar
(EUA), Albioma (Ilha da Reunião), Energy True e Volt Park no Brasil são algumas
das empresas que trabalham com essa tecnologia.
Aplicações: Estas estações
podem ser encontradas em estacionamentos públicos, centros comerciais, empresas
e locais de trabalho, promovendo a mobilidade sustentável.
As estruturas propostas
integram uma otimização para o dia seguinte e uma otimização em tempo real para
lidar com as incertezas da previsão, minimizando os custos operacionais ao
programar dinamicamente o sistema de armazenamento de energia.
“A crescente população de
veículos elétricos traz uma preocupação significativa: seu acesso arbitrário à
rede por meio de unidades de carregamento pode piorar as flutuações de carga”,
disseram os acadêmicos. “Este artigo propõe uma estratégia de despacho
estocástico em escala de tempo múltipla que integra a programação do dia
seguinte e a otimização da rolagem intradiária. Embora os modelos de integração
e despacho de armazenamento fotovoltaico tenham sido estudados individualmente,
poucos trabalhos coordenaram a programação do dia seguinte e em tempo real em
uma estrutura unificada sob incerteza. Este estudo preenche essa lacuna
introduzindo uma estratégia de otimização baseada em cenários que ajusta
dinamicamente as decisões de despacho com base em previsões atualizadas”.
Nessas condições, quatro
casos foram testados; o primeiro foi um cenário determinístico sem
armazenamento e o segundo foi um cenário com 800 kWh de armazenamento. O caso
três foi estocástico, com nove cenários gerados e 800 kWh de armazenamento, e o
caso quatro também foi estocástico, com 800 kWh e 25 cenários.
Usando apenas a técnica do
dia seguinte, o caso quatro teve um custo de execução de CNY 9.716,96, o caso
três de CNY 9.692,65, o caso dois de CNY 9.663,15 e o caso um de CNY 10.916,04.
Usando a otimização intrada, os preços diminuíram para CNY 9.283,63, CNY
9.279,53, CNY 9.274,98 e CNY 10.516,68, respectivamente.
“Ao contrário dos modelos determinísticos, que não levam em conta os erros de previsão, e das abordagens estocásticas de camada única que carecem de capacidade de resposta em tempo real, o método proposto integra a otimização diária e intradiária usando uma abordagem baseada em cenários, aumentando a flexibilidade e a precisão”, concluiu a equipe. “A economia de custos e as melhorias de resiliência observadas em nossas simulações demonstram adaptabilidade superior sob incerteza de previsão, ressaltando as vantagens de nossa estrutura de otimização estocástica em escala de tempo múltipla”.
Metodologia foi apresentada em “Multi-timescale stochastic optimization for enhanced dispatching and operational efficiency of electric vehicle photovoltaic charging stations“, publicado no International Journal of Electrical Power & Energy Systems. Cientistas do Tianjin Renai College da China, da Universidade Politécnica da Catalunha da Espanha e da Universidade de Aalborg da Dinamarca participaram do estudo. (pv-magazine-brasil)
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